Brasília-DF,
17/MAR/2024

EVENTOS

  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

11ª edição do Festival Palco Giratório

Divulgação

Há 16 anos o Festival Palco Giratório, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), leva peças teatrais para todo o Brasil. Essa edição traz 18 companhias de teatro dos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco, além do Distrito Federal.

Este ano, o tradicional evento de artes cênicas chega a Brasília para apresentações entre os dias 13 e 28 de julho, com entrada franca para todos os espetáculos e oficinas

13/7 - Boi
Teatro Sesc Garagem, às 20h
SerTão Teatro Infinito Cia.- Goiânia (GO)
Classificação: 14 anos
Sinopse: Trata-se da história de Zé Argemiro, que, entre suas brincadeiras de menino da roça, tem como favorita a de montar na garupa do boi Dourado. Argemiro prefere a companhia dos bois, com os quais pas- sa horas conversando. Esta particularidade começa a preocupar sua mãe, Maria, e, assim que ele cresce, ela trata logo de arranjar-lhe um casamento. Argemiro decide casar-se com Das Dores. Logo Das Dores põe-se a reclamar de que o boi Dourado recebe mais carinho e atenção que ela. Enciumada e cheia de ódio, Das Dores ameaça matar o boi Dourado. Sua decisão afeta profundamente Argemiro, desencadeando nele inesperada reação. A trama parte de uma bucó- lica situação inicial, para aprofundar-se na relação de amizade entre Zé Argemiro e o boi.
Direção Hugo Rodas

14/7 - Simbá, o marujo
Esse espetáculo será exclusivamente às 17h, no Teatro Sesc Garagem
Trupe de Truões - Uberlândia (MG)
Classificação: Livre
Sinopse: Simbá é um marujo que se alimenta de aventuras. Sua casa é o mar. Com sua perspicácia, consegue se safar de diversas situ- ações adversas: explora reinos fantásticos; enfrenta monstros, ilhas-peixe, aves e serpentes gigantescas, rituais macabros e ele- fantes inteligentes; descobre novos horizontes. Sua paixão pelas peripécias faz com que sua história adquira um tom cíclico em um eterno retorno ao mar. Simbá é o equilíbrio das técnicas de teatro de objetos, acrobacia, sombras e ressignificação do corpo do ator, amalgamadas para se contar essa história de modo leve e divertido, a qual nosso público se acostumou.
Direção Paulo Merisio

16/7 - A Pereira da tia miséria
Este espetáculo será realizado na UnB, 12h30
Núcleo Ás de Paus - Londrina (PR)
Classificação: Livre
Sinopse: A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria que todas as pessoas temem, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo, trazendo o sofrimento a todos. O ser humano, naturalmente, conhece a Fome, porém é sempre preferível saciá-la e não imaginar o que pode acontecer se ela chegar a seu ponto extremo. A Morte, tão temida por todos, é a melhor saída para um mundo em que novas possibilidades não param de nascer. Tia Miséria, no dia em que deveria mor- rer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore e, em um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria decide viver, ingenuamente procurando pelo seu filho para, só então, deixarem este lugar que nunca os quis.
Direção Luan Valero

18/7 - Objeto Girtante
Teatro Sesc Garagem, às 20h
Maurício de Oliveira & Siameses - São Paulo (SP)
Classificação: Livre
Sinopse: O tema deste trabalho está diretamente relaciona- do à questão do ofício do artista das artes cênicas, sobretudo na relação com o corpo e a utilização das máscaras sociais. A Cia. Mauricio de Oliveira & Sia- meses, do coreógrafo Mauricio de Oliveira, mergulha com esse trabalho em um diálogo sobre as razões pelas quais os artistas insistem em defender o va- lor de estarem despindo-se cotidianamente diante de outros indivíduos, em busca de uma razão pri- mordial de existência. Este trabalho é resultado de uma parceria com Duda Paiva, artista brasileiro ra- dicado na Holanda e um dos grandes nomes do europeu.
Direção Mauricio de Oliveira e Duda Paiva

19 e 20/7 - O filho eterno
Teatro Sesc Garagem, às 20h
Cia. Atores de Laura - Rio de Janeiro (RJ)
Classificação: 12 anos
Sinopse: O livro O filho eterno, de Cristovão Tezza, ganhou adaptação teatral de Bruno Lara Resende e traz emoções inesperadas na versão teatral, proposta pela Cia. Atores de Laura. O filho eterno mostra a luta diária de Charles Fricks, um homem que preci- sa lidar com as decepções que um filho pode trazer, focando no desafio de nossas limitações, sem perder o olhar elegante. Inesperadas frases de impacto dão o tom poético desta trama, questões que normalmente não teríamos coragem de dizer em voz alta vêm à tona. A chegada do primeiro filho com síndrome de Down é apenas uma das diversas reflexões que envolvem a paternidade e são abordadas nessa história.
Direção Daniel Herz

23/7 - Amor Confesso
Teatro Sesc Garagem, às 20h
Cia. Falácia - Rio de Janeiro (RJ)
Classificação: 10 anos
Sinopse: Em cena dois atores, duas cadeiras, um autor, oito contos e uma questão: casar ou não casar?%u2028Os atores Claudia Ventura e Alexandre Dantas vão casar e, para comemorar essa união, resolvem montar uma peça: Amor confesso. Para confessar esse amor escolhem os contos de Arthur Azevedo. Mas durante os ensaios descobrem que a maioria das histórias não tem final feliz. Agora eles estão no palco, horas antes da cerimônia do seu casamento, dividindo com o público a dúvida de casar ou não. Mais uma vez a vida e a arte se misturam.
Direção Inez Viana

24/7 - A história da tigresa
Teatro Sesc Garagem, às 20h
Vencerdor do Prêmio SESC do Teatro Candango 2012
Classificação: Livre
Sinopse:Dois faxineiros de teatro fazendo seu trabalho começam a comentar sobre a peça que acabaram de assistir e, como brincadeira, passam a representá-la a sua maneira. Contando a história de um soldado chinês que ferido e fugindo do inimigo durante a guerra, se esconde em uma caverna. Logo percebe que ali vive uma família de tigres (a tigresa e um tigrinho), com os quais passa a conviver. Com esse convívio surgem temas como a família, os horrores da guerra, a manipulação do homem por políticos inescrupulosos, a alegria, a fome, a solidão e a liberdade.
Direção Humberto Pedrancini

25/7 - O Fantástico Circo-teatro de um homem só
Teatro Sesc Garagem, às 20h
Cia. Rústica- Porto Alegre (RS)
Classificação: 14 anos
Sinopse: No palco-picadeiro, Heinz Limaverde transita por vários tipos do imaginário do circo, como a mu- lher-barbada, o mágico, a vedete, o cantor, o palha- ço; além de expor sua própria persona. Escrito em parceria entre o ator e a diretora Patrícia Fagundes, a dramaturgia serve-se da estrutura polifônica do espetáculo circense, combinando o universal com o pessoal, a partir de referências do circo e me- mórias e experiências do ator. O espetáculo foi indicado em todas as categorias no Prêmio Aço- rianos 2011, sendo contemplado nas categorias de Melhor Direção e Melhor Figurino.
Direção Patricia Fagundes

26/7 - O SILÊNCIO
Teatro Sesc Garagem, às 20h
Grupo SESC de Pesquisa Cênica
Classificação: 12 anos
Sinopse: Livre adaptação do trabalho "Nos Deux Consciences", de Paul Anthelme e inspirada no filme "I Confess", dirigido por Alfred Hitchcock, a peça se desenvolve num clima de suspense e mistério relacionado a assassinato ocorrido nos anos 40, na cidade de Quebec, no Canadá. Por se tratar de um texto clássico optou-se por uma montagem que segue uma linha pós moderna, o que traz a contemporaneidade ao espetáculo.
Direção Rogero Torquato

27/7- CAETANA
Teatro Sesc Garagem, às 20h
Duas Companhias - Recife (PE)
Classificação: 12 anos
Sinopse:Na peça, Benta, uma rezadeira, depois de indi- car o caminho do além para várias almas perdi- das, se vê diante de seu próprio encontro com a Caetana, a morte. Chegando ao Reino do Invi- sível, Benta reencontra as almas anteriormente encomendadas por ela que aparecem em forma de bonecos. Caetana é um espetáculo experi- mental que renova-se a cada encontro com o espectador, que fala nas imagens, nas palavras, nos sons e no imaginário, a linguagem poética do humano, o Nordeste renovado na cena.

Informações:

Data - 13/07/2013 a 28/07/2013

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

EVENTOS






OK

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES