Brasília-DF,
25/ABR/2024

EVENTOS

  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Territórios do documentário espanhol

Divulgação

O Instituto Cervantes Brasília promove a partir do dia 12 de julho a mostra de cinema Territórios do documentário espanhol, seleção de quatro documentários inéditos em Brasília: Hollywood Talkies, La maleta mexicana, Flamenco de raiz e El somni. Os filmes que compõem a programação representam todas as vertentes criativas do documentário espanhol, oferecendo uma proposta muito sugestiva das suas possibilidades.

Confira a programação

Dia 12/7, às 19h
Hollywood Talkies
Espanha, 2011. Documentário. 61 minutos
Sinopse: Com o advento do cinema falado em 1927, um grupo de jovens atores espanhóis parte rumo à América para trabalhar nas versões em espanhol das grandes produções, sonhando com o estrelato. Com o surgimento da dublagem, a solução encontrada para chegar a todos os mercados tornou-se muito cara e a maioria deles caiu no esquecimento, com a exceção de artistas como Edgar Neville, Enrique Jardiel Poncela ou Imperio Argentina, que retornaram para a Espanha. Este documentário, apresentado no Festival de Veneza, resgata sua memória.

19/7, às 19h
La maleta mexicana
Espanha/México/Estados Unidos, 2011. Documentário. 89 minutos
Sinopse: Este documentário conta a história dos 4500 negativos feitos pelos renomados fotógrafos Robert Capa, Gerda Taro e David Chim Seymour durante a Guerra Civil Espanhola, que desapareceram e foram recuperados setenta anos depois, na Cidade do México. Descobre, ainda, o papel desempenhado pelo México durante a Guerra Civil e o seu apoio à República no exílio, e revela a maneira como a Espanha enfrenta o seu próprio passado, trinta anos após a Transição.

26/7, às 19h
Flamenco de raíz
Espanha, 2011. Documentário. 85 minutos
Sinopse: Um documentário sobre as raízes antropológicas do flamenco. Um olhar sobre o sentir e o ser flamenco em todas as suas manifestações, tanto pessoais como profissionais, tanto do flamenco que agita a indústria cultural como do feito no ambiente familiar. Um documentário sobre o flamenco que surge nas ruas e nas festas particulares. Uma aproximação ao flamenco dos que vivem do seu canto e dos que cantam para vivenciá-lo, dos bailaores e dos que o dançam, dos músicos e dos que o musicam dia após dia.

2/8, às 19h
El somni
Espanha, 2008. Documentário. 77 minutos
Sinopse: Desde a alvorada dos tempos, um homem caminha tocando o seu rebanho ao ritmo das estações. O pastor nômade pertence ao nosso imaginário coletivo. Joan Pipa é um dos últimos representantes de uma tradição milenar. Nós o acompanhamos na sua última viagem conduzindo o seu rebanho em direção aos Pirineus da Catalunha. Dia após dia, compartilhamos com ele sua intimidade, descobrimos o passado e o presente de um homem que ama o seu ofício e que respira a alegria de conviver livremente com a natureza. Mas o abandono da terra, a industrialização e o crescimento desenfreados, a febre da urbanização, a multiplicação de novas infraestruturas e, agora, as mudança climáticas vão pondo fim a esse sonho e nos levando em direção a um futuro incerto. O desaparecimento da transumância é um sinal de progresso ou a morte da nossa civilização?

Informações:

Data e horário - 12/07/2013 a 01/08/2013 às 19:00h

EVENTOS






OK

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES