Brasília-DF,
02/JAN/2025

EVENTOS

  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Filmes Que Amamos

Denise Bellon/Divulgação

Filmes Que Amamos é uma programação permanente do Cine Brasília dedicada a clássicos e cinematografias importantes do mundo. Ela ocorre ao longo do ano, juntamente com as sessões normais de lançamentos de filmes e mostras especiais dedicadas a produções contemporâneas. Na primeira edição, a mostra traz uma coleção de obras relacionadas com o movimento que revolucionou o cinema mundial nas décadas de 1950 e 1960. Confira a programação.

Sexta-feira (1º/11)

Pele de asno (1970) - 19h - Num reino distante, a rainha em seu leito de morte fez o rei prometer que só voltaria a se casar com uma mulher que fosse mais linda do que ela. Mas em todo o reino, apenas uma pessoa era dotada de tal beleza: sua própria filha. Desesperada, a princesa pede ajuda à sua fada madrinha, que a aconselha a pedir presentes de casamento cada vez mais impossíveis de se encontrar para retardar a união.

Chronique d'un été (Crônica de Um Verão/1960) - 21h - Durante o verão de 1960, o sociólogo Edgar Morin e Jean Rouch pesquisam sobre a vida cotidiana dos jovens parisienses para tentar compreender sua concepção de felicidade. Durante alguns meses este filme-ensaio segue, ao mesmo tempo, tal enquete, e também a evolução dos protagonistas principais.

Sábado (2/11)

Sessão Curtas Parisienses de Agnès Varda - 19h - As tais cariatides - A ópera-Mouffe - Elsa, a rosa - O leão volátil - Você tem belas escadarias, sabia? - Os amantes da ponte Mac Donald

O fundo do ar é vermelho (1977) de Chris Marker - 21h - As esperanças e as decepções suscitadas pelos movimentos revolucionários de 68 no mundo inteiro. Desde o regime chinês ao cubano, passando pela Primavera de Praga ou os movimentos estudantis e operários franceses, Marker nos relembra constantemente que não se pode simplificar o que nada tem de simples: as manifestações populares, os movimentos da política, os rumos incertos da História e da sociedade.

Segunda-feira (4/11)

Alphaville (1965); - 19h - O detetive particular Lemmy Caution é uma espécie de espião americano e chega à cidade futurista de Alphaville, situada em outro planeta. A população de Alphaville é dominada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos e qualquer tipo de expressão individual. Lemmy é enviado à cidade com a missão de encontrar o inventor da máquina, Professor Von Braun, e convencê-lo a destruir sua criação. Chegando lá, Natacha, filha do cientista, lhe serve de guia. No entanto, durante a aventura, ele se apaixona pela filha do diabólico cientista.

Hiroshima meu amor (1959) - 21h - Participando de um filme sobre a paz em Hiroshima nos anos 50, atriz francesa passa a noite com um arquiteto japonês às margens do Rio Oda. Tudo isso traz lembranças de sua juventude na cidade de Nevers durante a Segunda Guerra Mundial, período no qual foi perseguida e apaixonou-se por um soldado alemão.

Terça-feira (5/11)

Nas garras do vício (1958) - 19h - Convalescente, François volta para Sardent, um vilarejo do rio Creuse, onde passou a infância. Ele reencontra seu amigo Serge, que se tornou alcoólatra desde a morte de primeiro filho que nascera com problemas. François fica penalizado com a brutalidade de Serge com Yvonne, sua mulher, de novo grávida. Ele tenta em vão levar o amigo para o bom caminho. Assim, quando Yvonne está para dar à luz sozinha, François sai à busca de Serge e consegue trazê-lo para junto de sua mulher na hora em que põe no mundo seu filho, um filho normal.

Curtas de Alain Resnais; - 21h - As Estátuas Também Morrem - Guernica - Noite e Neblina (35 mm); O Canto do Estireno - Toda a Memória do Mundo

Quarta-feira (6/11)

Pickpocket (O batedor de carteiras/1959) - 19h - Michel, um jovem que começa a bater carteiras por prazer e pela emoção do roubo, acaba fazendo disso uma compulsão. Ele é preso, percebe o choque que isso causa em sua mãe e em seus amigos e reflete sobre seus atos. Porém, depois de solto, ele se junta a um ladrão veterano e volta ao crime. Sua consciência pesa, bem como a memória de sua mãe. Também a presença de Jeanne, uma jovem por quem se apaixona, lhe faz pensar em deixar o crime, o que acontece de forma irônica.

Informações:

Data - 01/11/2013 a 06/11/2013

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

EVENTOS






OK

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES