Brasília-DF,
20/ABR/2024

'Carnazen' e 'Dharmaval' são alternativas à folia em cidades próximas ao DF

Dinãmica de grupo, lual ao redor de fogueira e valorização do silêncio: conheça as opções para quem quer escapar da festa da carne

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:25/02/2014 10:03

Meditação no morro da Baleia, na Chapada dos Veadeiros: retiros estimulam o contato com a natureza e o autoconhecimento (Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Meditação no morro da Baleia, na Chapada dos Veadeiros: retiros estimulam o contato com a natureza e o autoconhecimento

Tanto no DF quanto nas cidades turísticas de Goiás, retiros espirituais e religiosos são ideias para fugir da agitação carnavalesca. Sessões de meditação e yoga estão na agenda do CarnaZen, em Pirenópolis, e do Dharmaval, em Alto Paraíso. Ambos buscam incentivar os participantes a se desligarem do mundo externo, um por meio da valorização do silêncio, outro, a partir da música como estimuladora de processos terapêuticos. No CarnaZen, há ainda dinâmicas de grupo. Todas as noites, ocorre um lual ao redor da fogueira, em que os convidados cantam e tocam. No Dharmaval, a música também é valorizada. O repertório varia de música popular brasileira a indiana. “Trata-se de um evento consciente, sem consumo de bebida alcoólica. O chamado é para celebrar a vida com alegria, com bastante dança”, resume uma das organizadoras do evento, Lara Luzuah.

Em Vicente Pires e no Recanto das Emas, ocorrem pelo menos três retiros católicos. Um deles é o Renascer, promovido pela Comunidade Shalom. Com o tema Há mais alegria, o objetivo é orientar os jovens sobre a verdadeira felicidade em Cristo. A expectativa é reunir 10 mil pessoas, na Universidade Católica de Brasília, em Taguatinga. O Retiro Espiritual de Capacitação para Ação em Cristo (Reca), por sua vez, tem o compromisso com a formação de multiplicadores para atuar nas pastorais da igreja. Há apenas 48 vagas.


Entre os evangélicos, 15 mil fiéis devem participar do Congresso de Carnaval da Sara Nossa Terra. O evento é voltado para todas as faixas etárias. Palestras, shows e louvores estão previstos. As atividades começam às 14h de sábado.

 

Em outra sintonia

CarnaZen
Retiro no qual os participantes são convidados a expressar a voz interior. Os momentos de silêncio, em contato com a natureza, são muito valorizados.
Local: Centro Caraívas, Rodovia dos Pireneus, Km 18, Pirenópolis (GO)
Data: 28 de fevereiro a 5 de março
Horário: a partir das 17h na sexta-feira. De sábado a quarta-feira, a partir das 8h
Telefones: (62) 3331- 2340 ou (62) 3331-2890

Dharmaval
Durante cinco dias, oevento vai mostrar que a música pode colaborar com os processos de descoberta interna. Canções de Gilberto Gil e Milton Nascimento acompanham sessões de meditação.
Local: estrada para São Jorge, GO-239, km 9, Alto Paraíso de Goiás (GO)
Data: 28 de fevereiro a 5 de março
Horário: a partir das 14h de sexta-feira. De sábado a quarta-feira, a partir das 8h.
Telefone: (62)8300-6706 ou
(62) 9999-3399

Retiro Espiritual de Capacitação para Ação em Cristo (Reca)
Retiro organizado pela Comunidade Católica Novo Ardor. É voltado ao autoconhecimento, à cura e à libertação. Os participantes realizam orações, fazem louvores e assistem a palestras. A ideia é formar os fiéis na doutrina católica para que eles possam agir nas pastorais da igreja.
Local: Rua 4D, travessa 3, chácara 3, em Vicente Pires (sede da Comunidade Católica Novo Ardor).
Data: 28 de fevereiro a 5 de março
Horário: a partir das 18h30 de sexta-feira (embarque)
Telefone: (61) 3391-3009


Renascer
Retiro organizado pela Comunidade Católica Shalom. Durante o encontro, são realizadas peças teatrais, apresentações musicais, pregações. Os participantes fazem ainda orações e são convidados a participar de cursos.
Onde: Universidade Católica de Brasília, no Pistão Sul, em Taguatinga.
Data: 2 a 4 de março
Horário: das 8h30 às 18h30 (todos os dias)
Telefone: (61) 3244-6459

Acampamento de Carnaval Rejubilai
Retiro organizado pela Comunidade Católica Vida Nova. Além de os participantes se afastarem da cidade, eles montam barracas e acampam. Durante o encontro, eles também cantam, louvam, dançam, assistem a palestras e a missas.
Local: Núcleo Rural Vargem da Benção, chácara 55, no Recanto das Emas (casa-mãe da Comunidade Católica Vida Nova)
Data: 2 a 4 de março
Horário: a partir das 8h de domingo
Telefone: (61) 4141-0561

Congresso de Carnaval da Igreja Sara Nossa Terra
Encontro evangélico cujo objetivo é destacar a importância de Deus na trajetória de vida de cada pessoa. Durante o evento, serão realizadas apresentações musicais e promovidas palestras. Fiéis darão testemunho ao longo dos três dias de congresso.
Onde: Arena Hall, rua 1, chácara 1/25, em Vicente Pires
Quando: 1º, 3 e 4 de março
Horário: das 14h às 22h, no sábado. Das 8h às 19h, na segunda e na terça-feira.
Telefone: (61) 3035-9000

Tags: celular

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.