Brasília-DF,
15/DEZ/2017

Galo da Madrugada cobre o Recife de alegria neste sábado

Veja as atrações e saiba como chegar ao maior clube de máscaras do mundo

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Diário de Pernambuco Publicação:01/03/2014 00:01

"Acorda Recife, acorda/Que já é hora de estar de pé/Levanta, o carnaval começou/No bairro de São José". O maior clube de máscaras do mundo saúda o carnaval com 25 trios elétricos e muita alegria neste sábado. E o grande anfitrião do carnaval do Recife dará as boas-vindas aos foliões do com um esquema especial de mobilidade.

A Ponte Duarte Coelho e a Avenida Guararapes estão interditadas para veículos. As 103 linhas de ônibus que passam pelo local tiveram alteração de itinerário. O Grande Recife Consórcio de Transporte implantou 23 paradas provisórias. Ao todo 52 linhas de ônibus foram reforçadas e 555 coletivos estarão em operação. Uma linha especial, a Circular do Galo, foi criada pelo Grande Recife para melhorar a mobilidade dos foliões e vai ligar a Avenida Cruz Cabugá ao Terminal de Santa Rita. Com tarifa de R$ 2,15, os ônibus vão circular das 5h30 às 22h do sábado. Os intervalos entre um coletivo e outro serão de oito a 20 minutos.

Os usuários de transporte público devem ficar atentos aos novos itinerários dos ônibus. A maioria das linhas que vêm da Zona Sul fará retorno no Terminal de Santa Rita. Os ônibus da Zona Norte e de Olinda terão ponto de retorno na Avenida Mário Melo e na Rua dos Palmares. As linhas da Zona Oeste terão dois trajetos: os ônibus que circulam pelas avenidas Sul e José Rufino retornarão no Cais de Santa Rita. Já os que passam pela Avenida Conde da Boa Vista farão retorno na Rua Gervásio Pires. Os ônibus que circulam durante a madrugada também receberão reforço de frota no dia do Galo. Ao todo, serão 42 linhas realizando 400 viagens, o que significa 230 viagens a mais do que nos dias normais. As linhas dos bacuraus também terão os itinerários alterados e sairão do Terminal do Cais de Santa Rita. Haverá uma faixa exclusiva para ônibus e táxis, com 3,5 km de extensão, será instalada no Cais José Estelita no sábado de Zé Pereira.

Monitoramento
A Prefeitura do Recife apresenta, nesta sexta-feira, no Forte das Cinco Pontas, um balão que será utilizado no esquema de segurança do desfile do Galo da Madrugada, que acontece neste sábado, no Recife. Com cinco metros de diâmetro com uma câmera de alta definição acoplada, ele será instalado a uma altura de 100 metros.

O material do equipamento é blindado, como os usados nas ocupações de comunidades do Rio de Janeiro e, caso seja perfurado, permaneçe no ar por duas horas. A câmera acoplada é de tecnologia israelense e tem capacidade de fazer imagens a 10 quilômetros de distância e giro 360º em três direções. Para se manter no ar, o balão é inflado com gás nobre Hélio anti inflamável.

Com câmeras de alto desempenho e um roteador de internet, a Secretaria de Seguraça Urbana fará vídeo monitoramento, com takes aéreos do carnaval que também serão utilizados pela Secretaria de Turismo. O roteador Elcoma se encarregará da transmissão dos sinais das câmeras para as Centrais de Monitoramento do Estado e da Prefeitura, além de criar rede sem fio (tipo hotspot) que permite mais de 200 conexões simultâneas para uso por autoridades, SAMU, bombeiros, policiais, etc. O projeto é da empresa pernambucana de soluções tecnológicas Elcoma, juntamente com a Altave e Vectra.


Saiba tudo sobre o desfile do Galo

Números
4 carros alegóricos
25 trios elétricos
2 minitrios
2 freviocas
12 carros de apoio

Trios elétricos
Gustavo Travassos/ Fafá de Belém
Spok/ Krystal
Geraldinho Lins
Banda Asas da América
Elba Ramalho
Orquestra 100% Mulher e Bia Marinho
Banda Calypso
André Rio
Marrom Brasileiro/Nono Germano
Gerlane Lops
Nena Queiroga
Almir Rouche/Lia Sofia/ Marina Elali
Maestro Forró
Bennil
Quinteto Violado
João do Morro
Banda da PMPE
Som da Terra/Josildo Sá
Trombonada
Ed Carlos/Edilza/Israel França
Nádia Maia e Beto Hortis
Banda Luará/Convidados
Dudu do Acordeon/ Convidados
Vivian Moura e Carlinhos Kaetés

Segurança
3.956 policiais
33 câmeras estão instaladas no percurso do bloco
2 delegacias de plantão no Juizado do Folião
5 delegacias móveis - Turista, Repressão ao Furto de Veículos, Capturas, Consumidor, Idoso e Core.
1 Posto de Comando Integrado
40 viaturas
3 delegacias de plantão
10 unidades especializadas

Corpo de Bombeiros
1.300 bombeiros
4 postos de comando de área
1 posto de saúde
35 postos avançados (plataformas)
54 viaturas
8 embarcações

Pontos do Samu
Praça Sérgio Loreto
Pátio do Carmo
Avenida Dantas Barreto
Rua Matias de Albuquerque
Rua 1º de Março

Um helicóptero e seis ambulâncias também estarão à disposição

Os foliões que precisarem de informações sobre buscar atendimento podem ligar para a Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Pernambuco, no número 0800 286 2828

Fonte: Galo da Madrugada e Prefeitura do Recife

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.