Brasília-DF,
26/ABR/2024

Na década de 1960, bailes de carnaval deram início à folia em Brasília

A história da folia em Brasília, nos anos inaugurais, está viva na memória de pessoas como o pioneiro Jesiel; conheça causos sobre a festa na capital

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Diego Ponce de Leon Gabriel de Sá Publicação:01/03/2014 10:31Atualização:01/03/2014 10:34

Os astros americanos Kirk Douglas e Rita Hayworth participaram da festa nos primeiros anos
Os astros americanos Kirk Douglas e Rita Hayworth participaram da festa nos primeiros anos


Fundação da Casa Popular. Era assim chamada a região que hoje compreende as imediações da 713 Sul. Foi lá a primeira residência do adolescente e músico Jesiel Motta, que chegou a Brasília em 1958. Como Jesiel, o carnaval surgiu por aqui ainda antes da inauguração. “E com uma bela diferença: ninguém tinha condições de viajar. Por isso, naqueles quatro dias, a cidade ficava lotada.”

Leia mais notícias em Diversão & Arte


Havia outra diferença. Ninguém conhecia Jesiel. “Nome terrível para um artista. Tive que pensar em uma alternativa, mais artística”. Apesar da escolha nada carnavalesca, Harry Jones e seu conjunto fizeram a alegria da capital. A história da folia em Brasília, nos anos inaugurais, está viva na memória de pessoas como Jesiel, e só a partir de tais causos é possível contá-la nos dias de hoje.

 

“No meu primeiro ano, cantei nos galpões da Cidade Livre (Núcleo Bandeirante) e no baile do Brasília Palace Hotel”, lembra o cantor, hoje, aos 71 anos. “Nas ruas, a festa era tímida ainda. Mas, nos acampamentos, acontecia uma folia nas cantinas”, conta o pioneiro. “Podem conversar com o Fernando Lopes também. Até onde eu saiba, só sobrou eu e ele”. E assim foi feito. 

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.