Brasília-DF,
18/DEZ/2017

Mostra exibe filmes de 10 representantes do cinema português contemporâneo

A 2ª Mostra de Cinema Português Contemporâneo, em cartaz no Cine Brasília até 19 de dezembro, reúne longas e curtas-metragens de ficção ou documentário

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Yale Gontijo Publicação:13/12/2013 06:03
Em O fantasma, o lixeiro Sérgio parte em uma jornada de autodescoberta (Rosa Filmes/Divulgação)
Em O fantasma, o lixeiro Sérgio parte em uma jornada de autodescoberta

O cinema português recente se notabiliza pela inventividade de autores como Miguel Gomes ou João Pedro Rodrigues, entre muitos outros que poderiam ser citados da nova geração de cineastas ibéricos. Um pedaço desta explosão criativa é apresentada na 2ª Mostra de Cinema Português Contemporâneo, em cartaz no Cine Brasília até 19 de dezembro. Na ocasião, serão exibidos 10 representantes do cinema português produzido nos últimos anos, entre longas e curtas-metragens de ficção ou documentário.

A curadora da mostra, Carolina Dias, explica ser justamente a “invenção” a melhor característica da produção em Portugal feita nos últimos 10 anos, arco de produção dos filmes escolhidos para a mostra. “Ano passado, o eixo curatorial agrupava filmes que tivessem a ver com diáspora, imigração e relação de Portugal com outros países. Este ano, optamos por apresentar filmes livres na forma, no tema e na estética. São realizadores ousados, que não fazem concessões comerciais”, enumera Carolina.

Pela primeira vez exibida em Brasília, a seleção de filmes portugueses apresenta títulos experimentais ou narrativos. A seleção de diretores inclui cineastas consagrados e estreantes. “Tentamos buscar o equilíbrio de nomes. Alguns são pouco conhecidos aqui. Já que os filmes não tem distribuição em larga escala no Brasil, essa é uma maneira de chamar a atenção do público”, completa a curadora. As sessões ocorrem às 19h e às 21h e têm entrada gratuita.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES