Brasília-DF,
16/DEZ/2017

Cine Brasília recebe nesta semana programação de filmes sobre a ditadura

Marcas da Memória: anistia 30 anos traz um filme a cada dia durante o fim de semana. Nesta sexta-feira (4/4) é a vez de Eu me lembro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:04/04/2014 06:04
O documentário Repare bem, de Maria de Medeiros, será exibido domingo (Instituto Via Br/Divulgação)
O documentário Repare bem, de Maria de Medeiros, será exibido domingo

Enquanto três horários (às 15h, às 17h e às 21h) do Cine Brasília (EQS 106/107), com entrada a R$ 12, estão reservados ao documentário Futebol de Várzea, de Marc Dourdin, uma mostra, com entrada franca, ocupa a faixa das 19h. Marcas da Memória: anistia 30 anos traz um filme a cada dia. Nesta sexta-feira (4/4) é a vez de Eu me lembro.

Assinado pelo cineasta Luiz Fernando Lobo, o filme traz imagens de arquivo e aborda também avanços a partir do registro, ao longo de cinco anos, das caravanas da anistia, nas quais preponderou o reconhecimento e a formalização de pedidos de perdão (por parte do Estado) dirigido a ex-torturados. O documentário integrou, em 2012, o Festival Internacional do Rio.

Saiba mais...
No sábado (5), o cineasta Tuca Siqueira conduz programa duplo: o curta-metragem Vou contar para os meus filhos (concentrado no reencontro de ex-detentas da Colônia Penal Bom Pastor) e o longa A mesa vermelha. Esse último é um projeto com a chancela do Ministério da Justiça idealizado por Yara Falcón e Lilia Gondim. O filme aborda os destinos de 23 ex-presos políticos que, a partir de 1969, foram encarcerados ao longo de 10 anos no Recife. A Guerrilha do Araguaia é um dos temas abordados.

Atração de domingo (6), Repare bem é um documentário assinado pela portuguesa Maria de Medeiros (atriz de filmes como Pulp fiction), que aprofunda detalhes das duras vidas de Denise Cripim e Eduardo Leite. Ele, o conhecido guerrilheiro Bacuri, e ela, filha de militar, viram um círculo de mortes lhes castigar na Revolução de 1964. Dramático, o percurso de Denise a conduziu ao Chile do regime de Pinochet, deflagrando mais uma partida, rumo à Itália.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES