Brasília-DF,
24/JUL/2017

'O amor é um crime perfeito' aborda relação complexa entre professor e alunas

Obra dos irmãos Arnaud e Jean-Marie Larrieu tem poucas cenas inspiradoras

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:04/07/2014 06:05Atualização:03/07/2014 14:46
Marc é um professor universitário que seduz as alunas
 (Pandora/Divulgação)
Marc é um professor universitário que seduz as alunas
A constante subversão de pontos de vista é a arma mais potente na nova obra dos irmãos Arnaud e Jean-Marie Larrieu. O duro é que as reviravoltas não se descolam dos clichês, na adaptação de um texto de Philippe Djian (sempre associado ao poder incendiário de Betty Blue). Num clima mais gélido, a ambientação está fixada em Lausana (com vistas para os Alpes Suíços). Cinicamente identificado como um "velho romântico", o protagonista é Marc (Mathieu Amalric, de O escafandro e a borboleta). Na universidade em que é professor, ele desfila a habilidade de arrebanhar alunas para "a toca" dividida com a irmã Marianne (Karin Viard).

Um relacionamento complexo (a exemplo do Pintar ou fazer amor assinado pelos Larrieu) embala os irmãos. Mas isso é o de menos: no "comando" da ação, uma pupila (prestes a morrer) vai desencadear o amargor antecipado para Marc. Ao contrário da tríade ("silêncio, exílio e astúcia") presente na vida de James Joyce, que ele admira, Marc - cercado pelas moças que querem "meter os dentes na vida e na literatura" - irá ao inferno com a situação da moça dada como desaparecida.

Lidando com estágios alterados de consciência e comportamentos, os diretores chegam a prestar homenagem ao cinema de Buñuel (há até trecho de A idade do ouro, de 1930), mas a ênfase maior brota do flerte com o noir: das grosas nuvens de cigarros à participação de mulheres misteriosas como a jovem Annie (Sara Forestier). Entre movimentos esperados, há poucas cenas inspiradoras.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES