Brasília-DF,
22/AGO/2017

'A grande aposta' encara com humor colapso financeiro

Brad Pitt, Steven Carell, Ryan Gosling e Christian Bale brilham como profissionais de Wall Street

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:15/01/2016 07:00Atualização:14/01/2016 16:57
Longa retrata colapso financeiro de 2008 (Paramount Pictures)
Longa retrata colapso financeiro de 2008

Ao presenciar gigantescas condutas de ética impróprias, o personagem de Steve Carell, em A grande aposta, busca, justo numa roleta de cassino de Las Vegas, indícios de “salvação moral” para a humanidade. Dito assim, os dramas parecem hiperdimensionados, no novo filme de Adam McKay. Mas, retornando aos efeitos da crise imobiliária americana de 2008, em que o filme se baseia, o tom parece adequado.
 
 
Bastidores de interferências escusas no mercado, debates sobre securitização e fraude de governo (sim, isso também ocorre no exterior!) são elementos que integram o filme. Por sorte, entre tantos conceitos, a circulação de personagens interessantes facilita a identificação do público com o tema. Artimanhas contra a solidez do mercado imobiliário estão em primeiro plano.
Ainda assim, com contornos de comédia, A grande aposta exige atenção, já que a ação se dispõe como quebra-cabeça à la O lobo de Wall Street.
 
Steve Carell e Christian Bale brilham em cena. O primeiro, desconfiado que só, lê ainda criança trechos do Torá e do Talmude, com vistas a caçar “inconsistência nas palavras de Deus”, enquanto Bale, traumatizado pelo uso de um olho de vidro, evita relações mais pessoais e ensaia tiques ao estilo do psicopata americano que já eternizou no cinema.
A grande aposta cresce como arte, ao aprofundar o discurso do lucro em Wall Street. Um recurso criativo usado pelo filme diz respeito a exemplos de cunho prático que explicam artimanhas do mercado econômico.
 
Clique aqui e confira as sessões para o filme.  

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES