Brasília-DF,
26/ABR/2017

'White god' discute segregação por um prisma inusitado

Vencedor da mostra paralela de Cannes, longa faz referência à fita 'Cão branco'

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:11/03/2016 06:30Atualização:11/03/2016 12:21
Olhar pueril de menina dá o tom do filme húngaro (Reprodução/Internet)
Olhar pueril de menina dá o tom do filme húngaro

Enquanto em Os pássaros (1963) Alfred Hitchcock dispunha de uma leva de aves aparentemente desgovernada sem motivos, o diretor húngaro Kórnel Mundruczó, no mais recente filme dele, perfila dezenas de cães, a favor de uma causa. Vencedor da mostra paralela de Cannes Um certo olhar, o longa discute segregação sob prisma inesperado: cachorros, numa sociedade alternativa, têm direitos de circulação restritos, diante da falta de pedigree. Não é ao acaso que o título faz referência à fita de Samuel Füller que, em Cão branco (1982), mostrou a ação de um cachorro racista.
 
 
Na trama, Lili (Zsófia Psotta) é uma menina sensível, adepta da boa música (que toca em trompete) e que não concebe ficar longe do labrador (mestiço) Hagen, ameaçado tanto por causa de uma mudança da família quanto pela necessidade de pagamento de taxa extra por causa das origens duvidosas.
 
Com um engajamento pueril, que condiz com a protagonista Lili, o diretor ajuda a humaniza os comportamentos de animais, ao mesmo tempo em que conquista o público, por meio de imagens poderosas. Antes de sentir a sensibilidade ultrajada, é bom alertar que os cachorros em cena integraram a fita com supervisão da Sociedade Protetora dos Animais.
 
Com direito a caninos coadjuvantes, o elenco adestrado para as filmagens conquistou, coletivamente, a Palm Dog (que, no passado, foi atribuída para o cão Uggie de O artista). Com cenas de partir o coração (o treinamento de Hagen para o mundo das rinhas, em especial), White god explora, com certa superficialidade, temas que remetem a George Orwell, com mudanças de índole, morte e toque de recolher. 
 
 
 
Confira as sessões de White god aqui.
 
 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES