Brasília-DF,
22/SET/2017

'Tudo sobre Vincent' foge dos clássicos de super heróis, mas deixa os poderes

O longa traz pouca ação e homenageia o filme do Homem-Aranha com cena inspirada no beijo clássico

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:10/06/2016 06:30
Vincent é um estranho e solitário homem que se torna mais forte e rápido quando entra em contato com a água (Reprodução/Internet)
Vincent é um estranho e solitário homem que se torna mais forte e rápido quando entra em contato com a água

Imagine um filme sobre heróis e os estereótipos ali esperados. O item superpoderes deve ser o único encontrado. Esqueça vilões e, especialmente, cenas de ação ou violência. É com outro estereótipo — o de filme francês com planos de até sete minutos sem um único diálogo — que Tudo sobre Vincent se confirma.

O longa estrelado, roteirizado e dirigido por Thomas Salvador mostra Vincent, um estranho e solitário homem que ganha força descomunal e velocidade impressionante ao ter um simples contato com a água. O problema é que, tal qual Sansão ao ter o cabelo cortado, basta secar para que o pacato cidadão volte à cena.

Espécie de anti-herói, Vincent não tem uma mocinha nem espera. Não tem nem aliados, muito menos um porte atlético. À espera dele um emprego fixo — a sobrevivência é um vilão moderno contra qual não há superpoder que chegue.

Com a falta de ação de Tudo sobre Vincent, nos resta prestar atenção no que está em volta. A cada um dos vários mergulhos de Vincent, uma bela paisagem nos é apresentada. Ou um novo ângulo do mesmo local onde ele costuma nadar. O capricho de Alexis Kavyrchine à frente da fotografia paga o ingresso.
 
 
 
Para não dizer que não falamos de flores, há uma cena de ação no longa. Nela, Vincent se descontrola, toma uma ducha, agride um colega que tira sarro da cara dele com um triturador de cimento e se envolve numa perseguição policial, se esgueirando sempre pelo esgoto ou pelo lago, claro.

Mas não é escapar da prisão a grande missão de Tudo sobre Vincent. É escapar da armadilha de esperar um herói americano numa fita francesa.

De ponta cabeça

Thomas Salvador faz uma homenagem ao Homem-Aranha numa das cenas de Tudo sobre Vincent. O protagonista e Lucie trocam um beijo de ponta cabeça. A cena se passa dentro d’água, como não poderia deixar de ser.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES