Brasília-DF,
20/NOV/2017

'São Benedito mora no Sapezal' é exibido hoje no Espaço Cena

O longa de Alfredo Bello é resultado de dez anos de pesquisa sobre folclore de caipiras e afrodescentes

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:16/12/2016 06:39Atualização:15/12/2016 17:19
A sessão de 'São Benedito mora no Sapezal' é gratuita 
 (Mund Melhor/Divulgacao)
A sessão de 'São Benedito mora no Sapezal' é gratuita

O resultado de 10 anos de pesquisas e o investimento de R$ 40 mil para a realização do longa-metragem São Benedito mora no Sapezal, por meio do pesquisador de cultura tradicional Alfredo Bello, pode ser conferido, hoje, com entrada franca, no Espaço Cena (205 Norte, Bl. C).

Formado em música na UnB e habitué dos cursos de extensão da Escola de Música de Brasília, Bello revela, na fita, o folclore que acompanha afrodescendentes e caipiras, com ênfase em viés sociológico.
 
Muito valorizada por congadeiros, a cultura popular brasileira do Vale do Paraíba tem representação acentuada na cidade de Cunha (São Paulo). “É o mais importante congado de São Paulo, que enfoca a herança de escravos”, comenta o diretor. Na convivência prolongada, a comunidade se desdobrou em atividades como festas, pagamento de promessas e sessões de rezas.
 
A peça teatral Embaixada de Carlos Magno, o jongo (simplificada como cantorias de escravos) e a poética manifestação poética conhecida por calango ilustram o documentário do qual participa o mestre do congado José Jerome. O evento de hoje terá presença e debate dos professores José Jorge de Carvalho e Antenor Ferreira.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES