Brasília-DF,
24/ABR/2024

Manipulações e reviravoltas marcam a trama de 'A criada'

Consagrado em Cannes como a melhor contribuição artística, o filme traz mais uma empregada perversa às telonas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:13/01/2017 06:06

“O japão é bonito, a Coreia (do Sul) é feia”, diz um dos personagens do mais recente longa de Chan-Wook Park, A criada, consagrado em Cannes, ano passado, pela “melhor contribuição artística”. Esqueça a dicotomia simplória entre os territórios citados: o que vale mesmo são as relações do dia a dia, mas num âmbito de câmara e dentro de um mundo apartado de conflitos populares.
 
Vale na trama, o peso da opulência material de um homem que mantém um verdadeiro palácio recheado de livros e de riquezas, entre as quais a recatada sobrinha Hideko (Min-Hee Kim), que ele pretende desposar.
 
Reformulador das bases modernas do cinema coreano, Chan-Wook Park é o autor de Sede de sangue (2009) e de Lady vingança (2005), entre outros. Ousado, com A criada, ele investiu na transposição do romance Fingersmith, escrito por Sarah Waters, no País de Gales. Com enredo feito de manipulações e reviravoltas, o longa se prova um misto entre uma espécie de Ligações perigosas, com alta voltagem nas cenas de sexo, e o Salò, de Pasolini.
 
Filme levou o prêmio do júri popular no festival de São Paulo (Mares Filmes/Divulgação)
Filme levou o prêmio do júri popular no festival de São Paulo
 
 
Veja os horários em que o filme está passando. 
 
É a serviçal coreana analfabeta Sookee (Tae-ri Kim) quem deslancha toda a trama, engrossando o caldo das empregadas perversas de fitas como  O diário de uma camareira e A criada (a fita homônima, chilena). Furtos, falsificações e o envolvimento de um conde vivido por Jung-Woo Ha são elementos que movem o filme, motivado por uma paixão falsa, implantada no descompensado seio familiar de Hideko.


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES