Brasília-DF,
17/MAR/2024

'Minha vida de Abobrinha' estreia com técnica de filmagem excelente

A animação foi pré-selecionado para concorrer à vaga de melhor filme estrangeiro pela Suíça

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:17/02/2017 06:03
Produção era a candidata da Suíça ao Oscar de filme estrangeiro (California Filmes/Divulgação)
Produção era a candidata da Suíça ao Oscar de filme estrangeiro


Crítica Minha vida de Abobrinha 4 estrelas

 

Para além do caráter educativo da trama e de uma técnica invejável nas filmagens, a coprodução entre França e Suíça Minha vida de Abobrinha tem valores maiores: tem afinidade e é muito ajustada à linguagem do universo dos personagens explorados. Feita em stop-motion — “a meio caminho entre a animação propriamente dita e os filmes de protagonistas de carne e osso”, como já ressaltou o diretor do longa Claude Barra, a fita fala, sem excessos, de perdas e de bullying.

 
Concorrente ao Oscar de animação, ao lado de fitas com distribuidores gigantes como Moana e Zootopia, Minha vida de Abobrinha foi pré-selecionado pela Suíça para concorrer ainda à vaga de melhor filme estrangeiro. Nitidamente, um exagero, mas o que importa é a grandeza do filme que brota exatamente da simplicidade que resulta em encantamento.

 
 
Num universo que dialoga com Ponette, dono de múltiplos prêmios no Festival de Veneza, e com fitas como O lar das crianças peculiares, Sete minutos depois da meia-noite e O orfanato, Minha vida de Abobrinha se detém na vida de Icare, que prefere ser chamado de Abobrinha. Iluminado e com textura de imagens espetaculares, o longa baseado em escritos de Gilles Paris apresenta personagens disfuncionais como a sofrida Camille, o irritante Simon e o revoltado Ahmed, todos unidos por dores e ainda por cores vibrantes. Franco, o longa contém pérolas do universo infantil, como a dita pelo menino que simplifica o papel da mulher, ao definir sexo: “Ela transpira, transpira, transpira e concorda com tudo”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES