Brasília-DF,
17/MAR/2024

'Marguerite e Julien' discorre sobre o tabu do incesto

Aborda a delicada temática na relação entre irmãos gêmeos, que cresceram muito próximos um do outro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:24/02/2017 06:00Atualização:23/02/2017 14:27
O amor entre os irmãos nasce inocentemente ainda na infância (Mares Filmes/Divulgacao)
O amor entre os irmãos nasce inocentemente ainda na infância
A tolerância é uma dura exigência para se acompanhar a trama real de uma paixão elaborada a partir de ideia chocante: no século 17, Marguerite e Julien de Ravalet se amaram, para além do amor permitido. 
 
Cercando o tabu do incesto, a diretora Valérie Donzielle consegue entregar uma obra que nem é tão polêmica, pela dosagem de delicadeza empregada.
  
Donzielle colocou o ex-marido Jérémie Elkaïm  na pele do frágil Julien. Para a amante (e irmã), escalou justamente Anaïs Demostier, atual paixão, na vida real de Elkaïm. 
 
Filhos do lorde Tourlaville (Frédéric Pierrot), Marguerite e Julien iniciam a relação por meio de brincadeiras cada vez mais apimentadas, que, na narrativa, ganha leveza, uma vez que a linguagem abraça, inicialmente, o tom de conto de fadas. É o modo de tornar a trama algo palatável para o espectador.
 
Selecionado para o Festival de Cannes de 2015 e para a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa caminha do tom frouxo para um severo andamento, a cada cena. Do escândalo à tristeza, a trajetória é longa e abraça elementos bem modernos, em especial, a seleção da trilha sonora.
 
Os atores estão algo comedidos, sem muito brilho. Ainda assim, vale pela revelação de um enredo pouco difundido nos dias atuais. Pesou, no fim, o epitáfio encerrado acima do caixão do casal (onde se incita ao silêncio quanto a causa das mortes), mas que é desafiado, no filme, pelo ecoar das vozes dos protagonistas.
 
 
Assista ao trailer:  
 
 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES