Brasília-DF,
18/SET/2021

Veja quais são os pratos que caíram no gosto do brasiliense

Quais são os pratos mais tradicionais da gastronomia brasiliense? O Divirta-se Mais consultou 10 especialistas da área para eleger a comida que é a cara da cidade

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:21/06/2013 06:00Atualização:21/06/2013 13:17

'Há pratos e restaurantes tradicionais que estão no imaginário do brasiliense', diz Marcelle Mamede,coordenadora do curso de gastronomia da Unieuro (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
"Há pratos e restaurantes tradicionais que estão no imaginário do brasiliense", diz Marcelle Mamede,coordenadora do curso de gastronomia da Unieuro
A equipe de gastronomia do Divirta-se Mais saiu às ruas com a seguinte pergunta: qual é o prato mais tradicional dos restaurantes e bares do Distrito Federal? Dez personalidades ligadas à nossa gastronomia fizeram as suas escolhas. Os eleitos saíram de uma lista de 20 opções — 10 consideradas mais sofisticadas e outras 10 mais simples — e mostram que, se falta um prato típico à capital, não nos faltam exemplos de tradição. Depois de consultar essas personalidades, agora o Divirta-se Mais quer ouvir a sua opinião, leitor. Até a próxima terça-feira, a mesma enquete estará no site do caderno (df.divirtasemais.com.br) para você dar o seu voto. Clique aqui e escolha o mais popular. aqui no prato gourmet.

 

“Brasília é uma cidade nova, que ainda está se descobrindo. Por isso, fica difícil falarmos em prato típico. Mas já há pratos e restaurantes tradicionais que estão no imaginário do brasiliense, já têm a cara da cidade e passam de uma geração para outra. Isso é tão ou mais importante do que um prato típico”, destaca Marcelle Mamede, professora e coordenadora do curso de gastronomia da Unieuro.

Para Marcelle, o interessante será observar os próximos 50 anos da gastronomia brasiliense, quando, aí sim, já devemos ter um prato típico. A professora ressalta que hoje temos duas gerações de chefs em Brasília, uma que “ajudou a elevar e a estabelecer um padrão na cozinha da capital federal, como Mara Alcamim, Francisco Ansiliero e Daniel Briand” e outra que está em formação, mas já encontra o cenário gastronômico da cidade com alguma bagagem e pode utilizá-la em suas criações.

 

 

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK