Brasília-DF,
21/SET/2021

Bacalhau do Dom Francisco é escolhido como o grande vencedor

O chef Francisco Ansiliero se surpreendeu com a escolha de seu prato: "É o resultado de 25 anos servindo bacalhau"

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:21/06/2013 06:02Atualização:20/06/2013 16:42

O principal prato do restaurante Dom Francisco foi o escolhido pela maioria dos especialistas (Sueli Estrela/Divulgação)
O principal prato do restaurante Dom Francisco foi o escolhido pela maioria dos especialistas

Um prato para se comer em família. Essa é uma das lembranças mais frequentes entre os jurados que participaram da enquete promovida pelo Divirta-se Mais para justificar a escolha do bacalhau do restaurante Dom Francisco, o prato mais citado no questionário. Isso sem falar na técnica usada no preparo do pescado, outro fator que se mostrou determinante na definição. O chef Francisco Ansiliero se surpreendeu com a escolha de seu prato: "É o resultado de 25 anos servindo bacalhau". Ele ensina que, para chegar ao ponto ideal, é preciso escolher postas altas e ter cuidado na hora de tirar o sal do peixe. "Deixamos ele de molho na água gelada por pelo menos 36 horas, até ele ficar macio", conta o chef.

Mariana Rollemberg, da Kaza Chique, brinca ao dizer que, para ela, o bacalhau do Francisco “tem gosto de dia especial”. Quem concorda com ela é Rodrigo Cabral, chef  do Ares do Brasil. “Em ocasiões importantes, meu avô sempre escolhia o Francisco para reunir a família. Não é apenas um bacalhau, é o bacalhau do Francisco, uma referência na cidade e também fora daqui. Conheço gente que, quando vem a Brasília, quer conhecer a casa”. Foi o que aconteceu com o francês Serge Segura, gerente do café Daniel Briand, que chegou à capital em 1996. “Quando me mudei para cá, meu sogro nos levava ao Francisco da Academia de Tênis todos os fins de semana. Para mim, esse bacalhau virou uma instituição da cidade”, diz Segura.

Além do fator emocional, o técnico também chamou a atenção dos especialistas. “O primor encontrado em todos os pratos com bacalhau servidos no Francisco é muito apurado”, diz Marcelle Mamede. Marcos Rachelle, da Art du Vin, ressalta que o “bacalhau é difícil de preparar, que requer muita habilidade e o do Francisco tem um paladar muito agradável, que faz jus à fama que tem”. Rachelle revela, porém, que não foi fácil escolher o bacalhau. “Havia outros pratos muito representativos na enquete, principalmente os dos restaurantes Universal Diner, La Chaumière e Fred”, afirma. Como sua especialidade é vinho, o sommelier adverte que “o bacalhau é muito sensível e de difícil harmonização” e indica o português Castello d’Alba.

 

Veja os comentários do chef Marcos Rachelle

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK