Brasília-DF,
16/SET/2021

Fusão japa-peruana atrai público inusitado

Marcos Espinoza surpreende a fiel clientela com a mesma iguaria, só que... caliente

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Liana Sabo Publicação:21/06/2013 06:08Atualização:20/06/2013 17:23

Ceviche caliente, um dos pratos que integram o cardápio comemorativo aos três anos do Taypá (Fabrício Rodrigues/Divulgação)
Ceviche caliente, um dos pratos que integram o cardápio comemorativo aos três anos do Taypá

Depois de "viciar" por três anos o gourmet brasiliense no ceviche, nacos de peixe cru cozidos na acidez do limão, o chef do Taypá, Marcos Espinoza, surpreende a fiel clientela com a mesma iguaria, só que... caliente. Foi na apresentação do novo cardápio comemorativo ao terceiro aniversário do restaurante que o chef, dublê de sócio-proprietário da casa, lançou o atraente prato de peixe branco e camarões cozidos com caldo de peixe e servidos com leche de tigre, segundo receita da culinária nikkei — o legado japonês na cozinha do Peru.

Espinoza, que divide o tempo com o novo restaurante no Rio, o Lima Restobar, em Botafogo, renovou o menu do Taypá com a ajuda do colega Giancarlo Tamashiro Arakaki, de 30 anos, nipo-peruano de prenome italiano, que comanda os fogões e as bancadas frias do Ono Sushi Bar, em Lima, desde 2007. Foi numa viagem ao Japão que explodiu seu talento para exercitar a fusão de técnicas orientais com ingredientes peruanos.

 

Novas aventuras


Com o pretexto de oferecer "novas aventuras aos clientes", o chef Espinoza justificou a guinada do cardápio para a cozinha Nikkei, repleta de tempurás, sashimis e sushis, como o gunkan, rolinho de arroz com alga nori recheado de vieiras ou de caranguejo, ambos muito picantes. Da mesma origem é o maki recheado de camarões, abacate e queijo, que ganha
cobertura de carne desfiada com molho huancaína.

Entre os pratos principais, há uma pancetta de porco com cinco horas no fogo, servida ao molho de soja com aroma de especiarias e arroz oriental, e um filé ao molho de cogumelos shitake, acompanhado com batatas salteadas na manteiga e alho. No item doces, há uma musse de chirimoya, semelhante à fruta-do-conde, pão de ló de canela e glaceado de chocolate com leite. Telefone: 3248-0403.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK