Brasília-DF,
20/SET/2017

Aromatizados com especiarias, ingredientes básicos podem se tornar o fator surpresa de uma refeição

Com criatividade e cuidados ao conservar as combinações, ingredientes como o açúcar e a manteiga se transformam

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Paulo Lima Publicação:22/06/2013 14:48

O chef argentino Sebástian Parasole usa três tipos de pimenta quando aromatiza o azeite (Janine Moraes/CB/D.A Press)
O chef argentino Sebástian Parasole usa três tipos de pimenta quando aromatiza o azeite
Juntar perfume e sabor na culinária é um desafio. Exige quantidades precisas de ingredientes, controle do tempo de cocção e domínio de combinações de alimentos. Certamente, farão parte do processo elementos essenciais para o preparo da comida. O sal, a manteiga, o azeite, o açúcar e a água, quando aromatizados com especiarias, estimulam os sentidos para melhor apreciação do alimento e da bebida. Até mesmo em receitas simples.


O chef argentino Sebástian Parasole, que mora em Brasília, conhece bem os efeitos gustativos dos ingredientes aromatizados. No azeite, ele acrescenta a pimenta-da-jamaica, a pimenta-preta e a pimenta-cor-de-rosa. “A preta combina com carne, a rosa com peixes e aves e, a jamaica completa ambos. Juntas, podem ser usadas em todos os pratos”, sugere.

Para deixar o gosto especial no azeite, o chef aquece o extravirgem a 60ºC. Depois, retira do fogo e coloca as pimentas. Para quem não tem medidor de temperatura, Parasole ensina acompanhar na panela as ondas de calor formadas pelo óleo aquecido. “Não pode deixar borbulhar para não perder as características do azeite. Até 60ºC, conservam-se as qualidades benéficas à saúde”, garante. Para se certificar de que o óleo não está demasiadamente aquecido, o chef dá outra dica: “Basta pegar um quantidade suficiente para encher uma colher de chá e, com cuidado, sentir o calor com o dedo, a fim de ter a confirmação de que o calor do óleo é inofensivo”.

 

 

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK