Brasília-DF,
20/JUL/2018

Trilha sonora pode interferir na percepção do gosto dos alimentos

Experimento da Unicamp indica que a trilha sonora interfere na percepção do gosto dos alimentos. As versões mais calmas, como as clássicas e as românticas, facilitam a degustação dos pratos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Paulo Lima Publicação:11/07/2013 06:01Atualização:11/07/2013 09:18

 (CB/D.A Press)

Os sabores de uma comida podem realmente ser múltiplos. A combinação dos ingredientes, a montagem do prato, o perfil do degustador e o momento da prova interferem nesse processo. Dispostos a aprofundar a influência do ambiente nesse processo, pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) avaliaram os efeitos positivos e negativos exercidos pela música enquanto voluntários comiam sobremesas. Entre as constatações, eles concluíram que as músicas clássicas e românticas criam a tranquilidade necessária para que possa ser sentido o real gosto dos alimentos. Razão essa que reforça a tese de que, para um jantar a dois, a aposta nesses gêneros musicais é a melhor pedida.

O estudo feito pelo músico David Wesley Silva foi dividido em duas partes. Na primeira, Silva testou um minibolo tradicional, feito com açúcar, ovo, leite e farinha de trigo; e um saudável, composto por polpa de banana verde, milho, adoçante, coco e amêndoa. Os participantes — ao todo, 120 participaram do estudo — preferiram a segunda versão (leia Para saber Mais). Na fase seguinte, os voluntários comeram aleatoriamente versões do minibolo ouvindo rock, chorinho, música clássica e romântica. Quando as sobremesas foram saboreadas ao som do rock e do chorinho, receberam as menores notas dos voluntários. “Isso foi evidenciado além dos padrões culturais dos participantes, já que a maioria era jovem e tinha aptidão para esses estilos musicais. O fato nos surpreendeu, pois, a princípio, achávamos que esses gêneros teriam uma melhor estatística”, afirma. Também foram feitos testes sensoriais sem a trilha sonora para comprovar os resultados obtidos.

Escute as trilhas sonoras usadas pelos pesquisadores da Universidade de Oxford

 

 

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK