Jornalista abre espaço gastronômico de culinária francesa em casa
O espaço abriu a duas semanas e funciona nos fundos da casa
A jornalista Adrienne Moura, lotada na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, e a chef de cozinha Drica Lima, que pilota jantar na casa de clientes, são a mesma pessoa. Não, ela não é de Gêmeos, é uma escorpiana que, depois de formada em uma profissão, escolheu outra carreira cumulativa. "Gosto muito da gastronomia, porque é mais prazerosa, me inspira, enquanto o jornalismo é mais duro", diz a anapolina, de 33 anos, que desde os 6 vive em Brasília.
Sem qualquer dificuldade para conciliar as duas atividades, Drica, cujo nome completo é Adrienne Moura Lima, inaugurou há duas semanas um pequeno espaço gastronômico em casa, na QI 27, do Lago Sul, onde recebe não mais de uma dúzia de clientes para jantar, no sábado. Por isso, chama-se Samedi e é da culinária francesa que ela recolhe as técnicas usadas no preparo do menu - um ofício apreendido no curso de gastronomia do Iesb. Foi lá que a chef primeiro cursou jornalismo.
Pastinhas no pão
Casada com o também jornalista Leandro Fortes, Drica Lima adaptou os fundos da casa, junto à piscina, para abrigar o bistrô, que ela espera ampliar para até 21 pessoas. "É um lugar onde as pessoas podem comer, beber um vinho e conversar com muita descontração", propõe a chef. Com apenas duas noites de funcionamento, a casa ainda está ajustando o serviço, embora o ambiente seja propositadamente rústico, como denota o vidro das taças de vinho.
O cardápio muda a cada sábado, mas o couvert pode ser repetido com um delicioso pão caseiro de azeitonas e antepasto de caponata italiana, confit de jiló e geleia de tomate. Reservas devem ser feitas antecipadamente para o jantar, (no telefone 9113-1778) que começa às 20h. Receitas regionais da cozinha brasileira, como risoto de lascas de pequi e pato no tucupi, virão, promete a chef, que reuniu numa improvisada lojinha utensílios de cozinha para presente. Veja o site www.samedigastronomia.com.br