Brasília-DF,
17/SET/2021

Lázaro Flausino dá dicas de como montar combinação para tábua de frios

Flausino foi um dos pioneiros em tábuas de frios na capital

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira, especial para o Correio Publicação:19/07/2013 06:11Atualização:18/07/2013 17:24

O petisco é prático, atemporal e serve para várias ocasiões (Bruno Peres/CB/D.A Press)
O petisco é prático, atemporal e serve para várias ocasiões

Poucos casamentos culinários parecem tão perfeitos quanto este: uma tábua de queijos, frios e uma garrafa vinho. Nesta época em que o calor de Brasília dá uma trégua, as noites frias clamam por essa dupla imbatível. Tábua de frios, acompanhada de um pão, estilo baguete ou italiano, é o petisco mais lembrado quando a proposta é um encontro em boa companhia.


Não exige horas no fogão e pode se adaptar a quase todos os tipos de gostos (e bolsos). O segredo está na escolha dos produtos. Queijo brie, muçarela, gouda, provolone e parmesão representam os mais pedidos. Unidos ao presunto tipo parma e salaminho, fazem uma combinação clássica e atemporal. Além dessa, há muito o que se explorar. A tática é adquirir queijos e frios de espessura não muito fina e montar uma tábua generosa. Lázaro Flausino, que fundou a Panitália- Pão Italiano há 31 anos, foi um dos pioneiros em tábuas de frios em Brasília.


Para ele, é fundamental priorizar matérias-primas de qualidade -ainda mais tratando-se de frios, que exigem cuidados com a refrigeração. Já Daniel Gonçalves, sommelier da Petit Vin, faz o alerta: se a tábua possui queijos mistos (leves, como o brie, e pesados, como o provolone), não sirva vinhos tintos ou brancos. Os únicos vinhos que combinam com todos os queijos são os de sobremesa. Eles têm amplitude para abarcar dos queijos leves aos mais pesados. Ou, então, prepare tábuas com tipos de queijos separadamente, que harmonizem queijos com os vinhos escolhidos para a ocasião.

 

Veja dicas de como montar uma tábua de frios

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK