Brasília-DF,
21/SET/2021

Saiba mais sobre o ganache, que é uma receita coringa da confeitaria

Feito à base de cacau com creme de leite, o ingrediente teria vindo da França

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira, especial para o Correio Publicação:26/07/2013 06:09Atualização:25/07/2013 15:50

Eliane e os dois principais ingredientes: chocolate e creme de leite (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
Eliane e os dois principais ingredientes: chocolate e creme de leite

Ele reduz a pressão arterial, previne doenças do coração e diminui o colesterol. Conheça, caro leitor o mundialmente idolatrado chocolate. Esse ingrediente, feito à base de cacau, quando somado ao creme de leite, dá origem a ganache, uma receita coringa da confeitaria. A origem da ganache é pouco conhecida.

Dizem que veio da França e que existe desde o século 19. Prepará-la é tão fácil como imaginar em que pode ser utilizada: coberturas de bolos, chocolate quente, fondue, biscoitos, tortas, bombons e até em pratos salgados. Não há limites para o uso desse creme que, mesmo centenário, nunca perde a elegância.


Chocolate e inverno são como futebol e bola: inseparáveis. A diferença entre a ganache e o chocolate é que a primeira nunca fica tão rígida quanto o segundo. A receita clássica leva o tipo meio amargo e pode ser preparada com adicional de bebidas alcoólicas (rum, conhaque e licor) ou especiarias (canela e pimenta).

O importante é não utilizar complementos que roubem a atenção do protagonista, o chocolate. “Não recomendo com a hortelã. O chocolate precisa ser servido com algo muito marcante para que fique um pouco mais inibido”, recomenda a chocolateira Eliane Valadão, as mãos por trás da Cacahuá (Asa Sul), que fabrica verdadeiras joias com a ganache.

Aprenda a preparar uma ganache de chocolate

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK