Brasília-DF,
20/ABR/2024

Pimenta passa a ser usada por chefs em combinações inusitadas

Agora, a ardência da especiaria dá sabor especial a entradas, sobremesas e até drinques

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Paulo Lima Publicação:08/08/2013 10:25

O sorvete de queijo de cabra e pimenta-dedo-de-moça é um dos mais pedidos da Sorbê. A sobremesa, que encanta pela combinação de sabores, leva ainda creme de leite, leite e açúcar (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
O sorvete de queijo de cabra e pimenta-dedo-de-moça é um dos mais pedidos da Sorbê. A sobremesa, que encanta pela combinação de sabores, leva ainda creme de leite, leite e açúcar

Degustar um prato com pimentas deixou de ser teste. O sabor marcante é consentido. Muitos clientes chegam aos restaurantes e pedem sem hesitar alimentos condimentados. De olho na clientela, chefs têm incrementado os cardápios. Criam combinações quem levam das especiarias mais ardidas às amenas, investem em influências gastronômicas de outros países e diversificam as opções. Desse jeito, a pimenta pode ser apreciada no prato principal, na bebida e até mesmo nas sobremesas.

O resultado de um estudo recém-concluído nos Estados Unidos pode ajudar os chefs nessa empreitada. Liderada por Nadia Byrnes, da Universidade do Estado da Pensilvânia, a investigação revelou que a preferência em comer algo mais apimentado pode determinar o tipo de personalidade. “Embora os comportamentos de escolha de alimentos sejam decisões extremamente complexas, dois perfis foram considerados: pessoas mais abertas a novas experiências são mais propensas a gostar de comidas apimentadas do que as que não desejam correr riscos”, afirma Byrnes.

De acordo com a pesquisadora, apreciar as refeições apimentadas pode ser também uma maneira de expandir os horizontes culinários. Bynes acredita que, mesmo que a amostra tenha sido feita essencialmente com pessoas de origem europeia (leia Para saber mais), é provável que a experiência seja aplicável a quase todos os países do mundo. “Em uma cultura em que a capsaicina (o componente ativo da pimenta) faz parte da dieta, a sensação ardente de provar a pimenta, pode ser muito maior do que apresentada em nossa amostra e revelar mais informações”, considera.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK