Brasília-DF,
21/SET/2021

Formam-se os catorze primeiros alunos da turma de sommeliers profissionais da ABS-Brasília

A maioria da turma já atua no setor desempenhando funções de sommelier em restaurantes, lojas de vinho e mercados

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:23/08/2013 06:13
1ª turma de sommeliers de Brasília (Fernanda Amaral/Divulgação)
1ª turma de sommeliers de Brasília
Catorze formandos da primeira turma de sommeliers profissionais da ABS-Brasília juraram “dedicar a vida profissional a serviço do público consumidor” durante a cerimônia de colação realizada terça-feira, no restaurante Pampulha, após a conclusão do curso desenvolvido em parceria com a faculdade Upis. A maioria da turma já atua no setor desempenhando funções de sommelier em restaurantes, lojas de vinho e mercados. Eles tiveram 400 horas/aula durante dois anos. A nova turma teve início no último dia 15.

Em nome do grupo, Sergio Pires começou lembrando velhos rótulos, como Mateus rosé, Chateau Duvalier e o branco Liebfraumilch para assinalar que se vive hoje o melhor momento da história do vinho. Além do certificado, os formandos receberam o taste-vin, um provador de metal que o sommelier usa pendurado no pescoço.

Primeiras degustações
Quase todos os oradores destacaram a obstinação de Antonio Duarte em favor do curso que prepara profissionais para a nova carreira, reconhecida há apenas dois anos. O presidente da ABS lembrou a trajetória da entidade, fundada por ele em 2001, desde as primeiras degustações quando não havia sequer taças. Foi o restaurateur Francisco Ansiliero quem emprestou mesa, cadeira e o espaço no Dom Francisco da Academia de Tênis.

Também foram homenageados Katia Vasconcelos, como paraninfa, que se empenhou com o deputado Onyx Lorenzoni para aprovação da lei que regulamenta a profissão de sommelier no Brasil.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK