Brasília-DF,
16/SET/2021

Restaurante Galeteria Gaúcha se especializa em prato tipicamente sulista

A Galeteria mantêm viva a tradição do sul e servem a receita em sua maneira mais conhecida: com suco de uva e vinho tinto seco.

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:30/08/2013 06:19Atualização:29/08/2013 14:53

 Nutricionista Laura, responsável pelo cardápio da Galeteria Gaúcha, com a mãe, Maria de Lourdes, e a irmã Cláudia Sonda (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)
Nutricionista Laura, responsável pelo cardápio da Galeteria Gaúcha, com a mãe, Maria de Lourdes, e a irmã Cláudia Sonda

Certas receitas não se encontram em livros de culinária. São passadas por meio da cultura, de mãe para filha, e perpetuam-se através do tempo. Para muitas pessoas, o sagu é uma delas — tem gosto de memória. À goma derivada da mandioca acrescenta-se suco de uva, laranja ou abacaxi, além de vinho tinto ou branco. Torna-se, então, uma das sobremesas mais famosas da Região Sul.

Quem está em Brasília, porém, não precisa se prender à nostalgia. Algumas casas, como a Galeteria Gaúcha, mantêm viva a tradição sulista e servem a receita em sua maneira mais conhecida: com suco de uva e vinho tinto seco.


Vinho tinto, suco de uva, água, açúcar, cravo e canela: ingredientes acessíveis compõem o sagu
 (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)
Vinho tinto, suco de uva, água, açúcar, cravo e canela: ingredientes acessíveis compõem o sagu

A casa tem 26 anos de existência e foi fundada por Arnaldo e Maria de Lourdes Sonda. A matriarca, conhecida como Dinda, transmitiu o que sabia às filhas Cláudia e Laura. A última, atualmente, é responsável pelo cardápio da galeteria. Ela manteve os pratos típicos gaúchos, em sua maioria de origem italiana, como a polenta, o talharim caseiro e o galeto ao primo canto.

Tudo com cara de fazenda, dos móveis rústicos de madeira aos panos de mesa quadriculados. No caso do sagu, o segredo está no ponto das bolinhas de mandioca: devem ficar transparentes por fora e esbranquiçadas por dentro. A mistura do suco de uva com o vinho causa o equilíbrio entre doçura e acidez.

Assista ao vídeo com Laura Sonda ensinando o preparo de um sagu de vinho tinto

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK