Brasília-DF,
17/SET/2021

Chef cita utensílios fundamentais na hora de cozinhar; confira a lista

Nove são primordiais: tábuas, medidores, panelas, bowl, fouet, peneiras, colheres, pinça e facas. Alguns possuem funções óbvias, outros, nem tanto

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:06/09/2013 06:24
Janaína Sarmento Brito, coordenadora do curso de gastronomia no UniCeub, lista nove utensílios fundamentais na hora de cozinhar  (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
Janaína Sarmento Brito, coordenadora do curso de gastronomia no UniCeub, lista nove utensílios fundamentais na hora de cozinhar

Cozinhar é uma atividade prazerosa. Alguns utensílios podem ser grandes facilitadores. Para obter bons resultados, as prateleiras das lojas e supermercados oferecem uma infinidade deles. Nove são primordiais: tábuas, medidores, panelas, bowl, fouet, peneiras, colheres, pinça e facas. Alguns possuem funções óbvias, outros, nem tanto. Mas todos precisam ter espaço em uma unidade de alimentação. Seja em casa, seja em um espaço gourmet.

“É melhor comprar os utensílios aos poucos, mas com boa qualidade, porque a durabilidade será bem maior”, recomenda Janaína Sarmento Bispo, coordenadora do curso de gastronomia no UniCeub. Ou seja, na cozinha, o barato acaba saindo caro. O segredo é começar pelo básico — mas de boas marcas.

Os equipamentos ou utensílios devem ser secos ao ar livre e limpos com álcool, para desinfetar. Fuja de ambientes úmidos. “Dependendo do tipo de utensílio, não é tão interessante lavar e logo colocar no armário. Deixe escorrer o excesso de água naturalmente e só depois guarde”, ensina Janaína. Por serem considerados o maior foco de contaminação alimentar em um ambiente doméstico, os panos de pia e de cozinha não são recomendados. Bons substitutos são os papéis toalha e o rodo de pia.

Além dos utensílios, uma cozinha propícia para o ato de cozinhar exige um balcão de apoio e um bom espaço de circulação entre os eletrodomésticos. Na hora da decoração, menos é mais: tetos, paredes e azulejos em tons claros refletem melhor a luz, facilitam a limpeza e a manutenção.

Assista ao vídeo com Janaína Sarmento Brito

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK