Brasília-DF,
18/SET/2021

Químicos discutem o os benefícios à saúde dos alimentos antioxidantes

Aprenda com especialistas da culinária como explorar, na sua cozinha, as descobertas feitas nos laboratórios

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Paulo Lima Publicação:12/09/2013 10:35

O arroz com açafrão combina com carne vermelha. Além da cor amarelada, a especiaria deixa o prato mais nutritivo (Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
O arroz com açafrão combina com carne vermelha. Além da cor amarelada, a especiaria deixa o prato mais nutritivo

Está mais do que comprovado que a dieta equilibrada tem papel importante para a saúde. Os cientistas focam-se, agora, em desvendar como as composições dos mais distintos alimentos podem fazer bem ao funcionamento do corpo humano. Resultados de pesquisas nessa linha são analisados, nesta semana, no 246º Congresso Americano de Química, em Indianópolis, nos Estados Unidos. E os ingredientes antioxidantes ganharam destaque especial no cardápio das discussões. Além dos laboratórios, o azeite, o gengibre, o vinho tinto, o chocolate amargo e outros produtos que ajudam na longevidade podem ser muito bem explorados. Especialistas da gastronomia ouvidos pelo Correio ensinam como.

Na hora de dar cor ao prato, invista no açafrão. Segundo estudo da Acadia Univerty, no Canadá, a curcumina, pigmento responsável pela coloração da especiaria, é um potente antioxidante. Em testes com 15 análogos com a mesma ação terapêutica do alimento, os cientistas perceberam, em cobaias, que a substância ajudou a evitar doenças de coração e cânceres.

Proprietário do restaurante Sabor Capital, no Setor de Armazenamento e Abastecimento Norte (Saan), Marcus Pedrosa ensina uma receita fácil com o ingrediente. Trata-se de escalope de fié- mignon com molho gorgonzola e arroz com açafrão. Uma combinação, segundo o empresário, harmoniosa. “A maioria das pessoas acha que o açafrão influencia o gosto da comida, mas isso não se aplica. Apenas dá cor à refeição e deixa com um leve sabor, que é quase imperceptível”, diz.

 

 

Tags: celular

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK