Brasília-DF,
25/SET/2017

The Sims, Minecraft... games viram temas de pratos e bebidas deliciosas

Especialistas em cozinha reproduzem pratos e bebidas de jogos eletrônicos conhecidos. Há versões para crianças, fruto de combinações de ingredientes coloridos; e porções alcoólicas, que ganharão os brincalhões adultos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Paulo Lima Publicação:12/10/2013 06:03Atualização:11/10/2013 23:05
Torta de abóbora do jogo Minecraft: os quadradinhos de gelatina incorporados à receita dão uma decoração divertida ao prato (Edilson Rodrigues/CB/D.A Press)
Torta de abóbora do jogo Minecraft: os quadradinhos de gelatina incorporados à receita dão uma decoração divertida ao prato


A combinação comida e jogos eletrônicos é antiga. No Atari, esquivando-se dos fantasmas, o Pac-Man percorre labirintos para comer biscoitos. Nos celulares, a cobrinha Snake cresce à medida que se alimenta e tenta fugir das paredes. Agora, com os avanços tecnológicos, as comidas e as bebidas das partidas ficam cada vez mais parecidas com as reais e inspiram um novo desafio: reproduzir em casa os sabores que podem ser decisivos no mundo virtual.

Um time de experts na cozinha foi convidado pelo Correio para encarar essa empreitada. Após os resultados, segundo eles, vale a pena trocar o controle do eletrônico pelos talheres. Professora de gastronomia do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) na Asa Sul, Manuela Barcelos reproduziu a pumpkin pie, torta do jogo de ação e aventura Minecraft. Uma receita da sobremesa é exibida no site Gourmet Gaming, que ensina a fazer pratos inspirados nos videogames. Manuela Barcelos optou por adaptar a receita. Em vez de abóboras enlatadas, usou-as fresquinhas.

Semelhante a um cheesecake, a torta leva como ingredientes principais da massa o gengibre, a canela, a noz-moscada em pó, o purê de abóbora e o cream cheese. “Após assada, o cheiro predominante é da abóbora com canela. Fica mais consistente na borda, com o centro da torta macia e leve”, diz. Para completar, a especialista usou a gelatina, que dá um contraponto no gosto e um toque lúdico ao prato. “Como no jogo, a imagem é quadrada, quis remeter à história de pixels. Por isso, resolvi usar a gelatina, que teve um bom resultado. As mães podem fazer para os filhos e até tirar um pouco a atenção deles da tela. Propor, por exemplo, um jogo de sabores”, sugere.

Partida inversa
O sea salt ice cream, o picolé azul da segunda edição do jogo Kingdom Hearts, fez o caminho inverso: do mundo real para o eletrônico. Tetsuya Nomura, um dos responsáveis por criar a aventura, conheceu o picolé salgado no parque da Disney de Tóquio e criou um trunfo gelado. Na aventura virtual, ele também simboliza a importância da amizade entre os personagens.

O gelatário Tiago Castello, do Cremosità del Gelato Italiano, na Asa Sul, também optou por uma releitura da receita do site Gourmet Gaming. “Isso foi necessário porque a maioria das pessoas não tem a máquina que estabiliza o picolé em casa”, diz o especialista, que, após quatro testes, encontrou o ponto ideal de sabor e consistência da sobremesa gelada.

O gosto é inusitado, um contraponto de doce e sal. Castello ensina que é preciso juntar gema de ovo batido com açúcar, creme de leite e baunilha em banho-maria. Quando a consistência estiver firme, são adicionados os outros ingredientes, como claras de ovos, pigmentos verde e azul e a flor de sal. “Após o processo cuidadoso, deixe esfriar em fôrmas individuais e coloque o palito para segurar o picolé. Leve para o freezer por cerca de quatro horas”, ensina. Como a proposta é lembrar o mar, o gelatário sugere que sejam usados mais pigmentos azuis que verdes.

Bem crescidos
As bebidas dos jogos também podem ser reproduzidas. Com álcool, podem ser apreciadas também pelos adultos — comprovando que a mistura entretenimento eletrônico e gastronomia real vale para qualquer idade. O mixologista Victor Quaranta, do Paradiso Cine Bar, na Asa Sul, aceitou o desafio de reproduzir duas bebidas.

A helth potion, do jogo Diablo, tem, na aventura, efeitos curativos instantâneos. Repõe a energia do jogador para que siga em frente no game. No drinque real, Quaranta usou vodca, licor de jabuticaba, suco de cranberry e de morango, xarope de maracujá-vermelho e chá de frutas silvestres. O resultado, segundo o mixologolista, é bem marcante e mais indicado para os homens.

Para as meninas que adoram o The Sims, a boa pedida é a love potion. No game, a bebida faz com que os personagens se apaixonem. Degradê, o drinque do Paradiso Cine Bar é feito com suco de limão, maracujá-vermelho, vodca e água com gás. Todos os ingredientes são misturados e mexidos com o auxílio de uma colher. A bebida fica refrescante e suave.

Confira algumas receitas

Love potion do jogo The Sims, por Victor Quaranta

Ingredientes:
30ml de Vodka Ketel One
20ml de xarope de maracujá vermelho
10ml de suco de limão
Água com gás ( o quanto bastar)

Modo de preparo:
Em um copo longo adicione gelo até a metade, vodka ketel one, xarope de maracujá vermelho e suco de limão tahiti. Mexa com uma colher, complete com gelo e água com gás. Sirva de imediato.


Pumpkin pie do Jogo Minecraft, por Manuela Barcelos

Ingredientes:
Massa para base:
250g farinha de trigo
110g açúcar de refinado
150g manteiga sem sal
3 gemas
Pitada de sal
Essência de baunilha (a gosto)

Creme de abóbora:
150g açúcar mascavo
½ colher de canela em pó (sopa)
½ colher de gengibre em pó (sopa)
1 pitada de noz moscada em pó
Pitada de sal
400g cream cheese (em temperatura ambiente)
3 ovos grandes (em temperatura ambiente)
1 colher de essência de baunilha (chá)
230g purê de abóbora

Para decorar:
Gelatina em cubos

Modo de preparo:
Massa (base):
Misture açúcar com manteiga, até ficar um creme branco. Adicione essência de baunilha e as gemas uma a uma. Acrescente a farinha de trigo por último e, em seguida, gele. Abra a massa na espessura de 1 cm e leve ao forno 180°C por 15 minutos ou até dourar. Reserve.

Creme de abóbora

Em uma tigela grande bata o cream cheese até ficar homogêneo. Misture o açúcar mascavo, a canela, o gengibre, a noz moscada e o sal e acrescente ao cream cheese e bata mais um pouco. Adicione os ovos um a um, junto com a essência de baunilha. Por último junte o purê de abóbora. Coloque em uma forma junto com a base (a massa feita anteriormente) e leve ao forno 180°C por 50 minutos, até que fique consistente. Espere esfriar e coloque a gelatina para decorar.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK