Brasília-DF,
22/SET/2021

Leites vegetais viram iguaria capaz de dar gosto especial a sobremesas

No restaurante Bhumi gergilim é um pouco amargo e pode ser adoçado ao gosto do cliente

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Franco - Especial para o Correio Braziliense Publicação:24/10/2013 09:23Atualização:24/10/2013 08:34

O bolo de chocolate com leite de amêndoas é uma das sobremesas mais pedidas no Café Corbucci, especializado em alimentação vegana (Carlos Moura/CB/DA Press)
O bolo de chocolate com leite de amêndoas é uma das sobremesas mais pedidas no Café Corbucci, especializado em alimentação vegana

Cuidar da saúde, incluir a ideologia no menu e até mesmo tirar o gosto de rotina dele. As razões de quem aprecia os leites vegetais são diversas. Por isso, é cada vez mais comum ver as bebidas de soja, amêndoa, arroz e aveia nas prateleiras. O substituto do tradicional leite de vaca é muito consumido por adeptos do veganismo — que não consomem produtos de origem animal — e intolerantes à lactose, o açúcar do leite. Mas, segundo especialistas em culinária, pode ser bem-vindo em qualquer cozinha.

Proprietário do restaurante Bhumi, Gilberto Manso acredita que receitas com leites vegetais representam inovações na culinária. “Eles são muito interessantes, provocam novas sensações”, garante. Foi fazendo experiências com diferentes sabores que Gilberto criou o cappuccino com leite de gergelim, servido no restaurante. “Já tinha tomado esse leite puro e o usado em vitaminas. Então, resolvi testá-lo”, conta Manso, que não toma leite há anos por acreditar que a versão tradicional faz mal ao sistema digestivo.

Sobre o possível incômodo com o sabor salgado de algumas dessas bebidas, Manso diz que elas podem ser adoçadas com frutas secas, como uva-passa, ameixa e tâmara. “Puro, o leite de gergelim tem um sabor levemente salgado e um pouco amargo, mas, se o misturarmos com frutas secas, fica mais doce”, afirma.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK