Brasília-DF,
25/ABR/2024

Especialista explica a diferença entre cupcakes e muffins

Para alguns, os bolinhos são quase iguais, mas a professora de gastronomia Mariel Marti explica que os ingredientes, a forma de preparo, o sabor e a textura dos dois doces são bem distintos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Franco Publicação:07/11/2013 07:54

A casa La Boulangerie mantém forma tradicional de preparo de muffins de cereja (Bruno Peres/CB/D.A Press)
A casa La Boulangerie mantém forma tradicional de preparo de muffins de cereja

Um doce com nome estrangeiro, diversas possibilidades de sabores e de um tamanho certo para comer com as mãos. A descrição cabe tanto para cupcakes quanto para muffins, bolinhos que têm ganhado cada vez mais espaço em vitrines de cafés e restaurantes brasileiros. Mas, ao contrário do que alguns ainda pensam, eles não são sinônimos. Há diferenças na textura, na forma de preparo e no sabor.

Há quem acredite que a única diferença entre cupcake e muffin está no fato de que o primeiro possui cobertura, e o segundo, não. Mas os doces têm características particulares, que os tornam muito distintos um do outro. Em comum mesmo, só a farinha de trigo, o leite e os ovos — ingredientes básicos para a confecção de qualquer bolo.

No muffin, por exemplo, a massa é feita com os próprios ingredientes: não há, portanto, separação entre o que é massa e o que é recheio (na verdade, uma parte da massa mais amolecida). Já no cupcake, o recheio normalmente é acrescentado após o bolo ficar pronto. A principal diferença está justamente no preparo. O cupcake, por ser uma versão menor do bolo tradicional, leva mais fermento e, por isso, é mais leve. Além disso, o bolinho americano tem textura mais fofa e mais úmida. “O muffin também pode ser feito com massa de bolo, mas com menos açúcar”, explica Mariel Marti, professora de gastronomia do Centro Universitário Iesb.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK