Brasília-DF,
26/SET/2021

Chefs criativos mostram que cerveja pode participar de interessantes combinações

As bebidas claras ou escuras, e, os drinques se destacam entre as mais pedidas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Liana Sabo Publicação:15/11/2013 06:14Atualização:14/11/2013 10:46
Com base na experiência de 20 anos, a chef Ana Soares elegeu os pratos que mais combinam com a bebida imperial  ( Felipe Panfili/Agnews/Divulgação)
Com base na experiência de 20 anos, a chef Ana Soares elegeu os pratos que mais combinam com a bebida imperial

Petrópolis — Nem em Pilsen, quarta maior cidade da República Tcheca, que deu origem a um estilo de cerveja clara e de baixa fermentação, consegui degustar a variedade de preparações que estão no cardápio do Restaurante Bohemia, localizado no terraço da primeira cervejaria do Brasil, em Petrópolis (RJ). As enormes possibilidades gastronômicas conferidas pelo saboroso líquido oriundo de apenas quatro ingredientes — água, malte, lúpulo e leveduras — parecem não se esgotar.

Está definitivamente no passado a ideia de que cerveja na culinária só é usada para engrossar o molho de assados. Chefs criativos podem extrair da bebida interessantes combinações, como Ana Soares, arquiteta de formação e autoditada, que traz para o seu trabalho na cozinha a proximidade com a arte. Ela, que não é desconhecida do brasiliense, pois elaborou o cardápio da rede Marietta, comanda o Mesa III, rotisseria aberta há 18 anos em São Paulo, e agora assina o menu de um espaço com direito a um charmoso deck, que tem uma vista para o centro histórico da cidade imperial brasileira. O recém-inaugurado Restaurante Bohemia funciona de quarta a sábado, para almoço e jantar, e domingo, só almoço. Telefone (24) 3064-9127.

Truta pede weiss


Para iniciar o repasto, há uma brusqueta de bacalhau, espinafres e brie. Como opções, caçulé de feijão branco com paçoca e picadinho na cerveja com creme de aipim. Compõem os pratos ervas frescas picadas — que futuramente serão cultivadas ao lado do salão, numa horta urbana de produtos orgânicos. A versão escura da bebida é a que melhor harmoniza com o picadinho.

A ideia de “trazer o moderno de um jeito leve e contemporâneo” norteou Ana Soares na elaboração do cardápio, cujos destaques são a truta (pescada na região) com purê de batata-baroa e manteiga de camarãozinhos, que pede a cerveja de trigo, e o papardelle carbonara-limone, além do peixe do dia. O menu ainda não está totalmente implantado, informa a chef, para quem “uma brasserie tem um pouco de tudo”.

Até a sobremesa fez escolhas na carta de bebidas, como o crème brûlée de laranja sugerido com a pilsen, enquanto a Confraria é a melhor opção para acompanhar o pudim da rainha, feito com queijo fresco e goiabada.

Choco belga

Confraria Belga: drink com cerveja confraria com calda de chocolate do restaurante Bohemia (Liana Sabo/CB/D.A Press)
Confraria Belga: drink com cerveja confraria com calda de chocolate do restaurante Bohemia
A maior novidade é uma linha de drinques, cuja elaboração teve, além do bartender, o dedo da sommelière de cervejas Cilene Saorin, como de resto as harmonizações de todos os pratos. Depois de atuar por quatro anos, como engenheira de alimentos, Cilene trabalhou na indústria cervejeira até fazer mestrado na Espanha como sommelière. Sobre o trabalho na Bohemia, a presidente da Associação Brasileira dos Mestres Cervejeiros explicou: “Faço a costura tanto para a cozinha que elabora os pratos, como para o bar, que elabora os drinques”.

De sabor cítrico, o Pilsen Twist com cerveja, cachaça, maracujá e twist de laranja, é um drinque para toda a hora. Mais marcante é o Dark Irish Cream com Bohemia Escura, irish cream e rum. A Confraria entra no mix com calda de chocolate belga (foto)e a Bohemia Imperial faz trio com creme de caramelo e twist flambado de laranja. Para a especialista, “as cervejas rejuvenescem, pois têm mais saúde que as pessoas imaginam”, garante ela, apoiada naquele provérbio chinês que diz tudo e nada é veneno, depende da dose.

A colunista viajou a convite da Ambev

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK