Brasília-DF,
18/SET/2021

Alimentos em conserva surgiram na Revolução Industrial para garantir comida às tropas militares

A comida preservada para durar meses em recipientes lacrados é filha da segunda metade do século 18

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Isabela de Oliveira Publicação:02/01/2014 08:39Atualização:02/01/2014 09:36

 (Thiago Fagundes/CB/DA Press)
Muita gente nem imagina, mas a guerra está por trás de uma das maiores revoluções ocorridas na forma de a humanidade se alimentar: os produtos em conserva. A comida preservada para durar meses em recipientes lacrados é filha da segunda metade do século 18, quando a Europa vivia a primeira fase da Revolução Industrial e dava início ao neocolonialismo, dominando países africanos, asiáticos e americanos.

A busca predatória dos países europeus por mercados consumidores e matérias-primas em outros continentes desencadeou conflitos armados. Garantir a comida dos soldados se tornou uma preocupação central dos Estados. Em 1795, o governo francês ofereceu um prêmio a quem desenvolvesse uma maneira de conservar comida. O produto deveria ser barato, fácil de transportar, saboroso e nutritivo. O jornalista Tom Standage, autor de Uma história comestível da humanidade (Zahar), conta que a decomposição da comida ainda não era bem compreendida, e a ideia da “geração espontânea” dos vermes ainda era aceita.

Quem ganhou o prêmio e conseguiu aperfeiçoar a tradicional ração militar de carne salgada e biscoitos secos foi Nicolas Appert, um chef de cozinha. Pela técnica criada por ele, as substâncias que deveriam ser preservadas eram colocadas nos frascos ou garrafas e fechados com cuidado, pois o sucesso dependia, principalmente, da vedação. Depois, eram submetidas à ação de água fervente, em banho-maria. “Ele listou os tempos necessários para ferver diferentes alimentos, o que durava horas. Inventou seu método a partir de experimentos e não tinha ideia de por que ele funcionava”, conta Standage.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK