Brasília-DF,
22/SET/2021

Arroz é um dos pratos mais recheado de dúvidas sobre o modo de preparo

Chefs ensinam receitas saborosas, das mais simples e corriqueiras às sofisticadas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Franco Publicação:18/01/2014 09:53

Segundo o chef Francisco Ansiliero, primeiro é preciso fazer o arroz. Depois, acrescenta-se o brócolis cozido (Ed Alves/CB/D.A Press)
Segundo o chef Francisco Ansiliero, primeiro é preciso fazer o arroz. Depois, acrescenta-se o brócolis cozido

Com o feijão, o arroz é um grande sucesso. O acompanhamento, porém, leva destaque não só nos lares. Pela versatilidade, também faz bonito em receitas mais elaboradas. Mas, apesar da popularidade, cozinhar os grãos está longe de ser um conhecimento generalizado. No ano passado, o preparo do arroz liderou as pesquisas do Google, no Brasil, na categoria “como fazer”, segundo a empresa Google Zeitgeist. Para orientar tanto os que ficam perdidos com a versão básica quanto os interessados nas sofisticadas, chefs ensinam truques e receitas de um dos pratos mais apreciados pelos brasileiros.

Segundo o chef Francisco Ansiliero, do Dom Francisco, cozinhar os grãos, assim como preparar qualquer outro ingrediente, requer cuidado, paciência, tempo e dedicação. “Prato benfeito dá trabalho”, afirma. Um dos segredos do bom preparo do arroz está na quantidade de água para o cozimento. Não há uma medida padrão. Geralmente, usam-se três xícaras de chá de água para uma de arroz. Mas Ansiliero prefere colocar um pouco menos. “Uso duas xícaras de água para uma de arroz. Se o fogo estiver alto, consome mais água, então, quando levantar a fervura, é só baixar o fogo que vai gastar menos água”, explica.

No Dom Francisco, o arroz com brócolis faz parte da lista dos mais pedidos. Um dos erros mais comuns no preparo do prato de cor esverdeada está em cozinhar o vegetal com os grãos na expectativa de que fique colorido. Outra confusão gira em torno da dúvida de que tipo de brócolis usar: o comum ou o japonês. De acordo com Ansiliero, há um roteiro de cuidados para fazer com que a coloração do vegetal se espalhe pelo arroz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK