Brasília-DF,
23/OUT/2018

Especialista em destilados fala sobre o consumo de uísques no Brasil

Do mais acessível ao mais exclusivo, a variação de preços da bebida impressiona

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:24/01/2014 06:01
Cesar Adames apresenta o copo apropriado para cada tipo de uísque
 ( Edilson Rodrigues/CB/D.A Press)
Cesar Adames apresenta o copo apropriado para cada tipo de uísque

“Precisamos tirar a ‘gravata’ do uísque. Ele não tem tanta etiqueta quanto se imagina. É importante quebrar as regras. Há rótulos para todos os tipos de público”, sugere Cesar Adames, especialista em destilados e tabaco e autor do livro Cervejas e destilados. A média de consumo no Brasil chega a 2,9 doses anuais, segundo a consultoria Nielsen. Para Cesar, ainda é pouco, considerando o potencial do uísque e seu alcance em outros países do mundo.

“Em 1494, apareceram os primeiros registros da bebida na Escócia”, comenta Adames. Segundo o especialista, há cerca de 180 países produzindo uísque. No topo da fabricação, estão a Escócia e os Estados Unidos. “Entre os 1,5 mil rótulos no mercado atualmente, 600 são escoceses”, observa.

Do mais acessível ao mais exclusivo, a variação de preços impressiona. “No Brasil, há uísques nacionais vendidos por R$ 20. Já um single malt, com seus custos de importação, pode chegar a R$ 3 mil a garrafa”, contabiliza o especialista em destilados. Segundo ele, o uísque tennessee Jack Daniels é o mais vendido mundialmente.

Para Cesar, qualquer bebida alcoólica precisa ter água como acompanhante. Principalmente o uísque, que possui até 63% de teor alcoólico em sua composição. Para cada 50ml, o especialista recomenda a adição entre 7ml e 10ml de água ou gelo. “Isso dilui o uísque. No caso do tipo single malt, diminui de 40% para 30% o nível de graduação alcoólica. A bebida fica mais agradável e o aroma é percebido de forma melhor”, orienta.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK