Brasília-DF,
18/SET/2021

Fotografar comidas e divulgar nas redes sociais já é moda para muita gente

Muitas pessoas pedem a refeição e logo postam a foto no instagram, facebook, twitter entre outr

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Franco Publicação:30/01/2014 09:28Atualização:30/01/2014 09:42
Hilda Rocha tira fotos dos pratos feitos por ela para postar nas redes sociais (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Hilda Rocha tira fotos dos pratos feitos por ela para postar nas redes sociais

Com o avanço da tecnologia e a praticidade na comunicação oferecida pelos smartphones e pelas redes sociais, cada vez mais pessoas fotografam e compartilham informações do dia a dia. Entram no menu das exibições os pratos vendidos em restaurantes e os feitos em casa. Febre entre internautas, o hábito de postar fotos de comida divide opiniões de chefs, especialistas e dos próprios usuários. Fora do Brasil, há até estabelecimentos que proíbem a prática. Mas os adeptos apegam-se cada vez mais a uma lista de cuidados que engloba desde o uso de efeitos e outros recursos nas imagens à quantidade de curtidas no Instagram ou no Facebook.

Mayra Teles não liga para as críticas. Gosta de compartilhar as experiências gastronômicas com os amigos. “Tenho o mesmo sentimento de quando mostro uma foto de algum lugar que estou ou que visitei”, conta a administradora. Segundo ela, é também possível apreciar a beleza de um prato. “Se a comida for bonita, normalmente a foto também fica bonita. Além disso, eu como primeiro com os olhos. Dificilmente alguma coisa feia desperta o meu interesse”, comenta.

Hilda Rocha posta fotos de refeições por orgulho. De início, as imagens caíam na rede por influência de pessoas que ela seguia em redes sociais. “Era por achar os pratos bacanas e para pegar dicas de restaurantes legais”, lembra. Uma bronca do cardiologista e dicas de comidas saudáveis dos amigos da internet mudaram os porquês da professora. “Quando mudei minha alimentação, eu me empolguei em registrar os pratos que faço. Postei a primeira vez, recebi elogios e não parei mais.”

A preocupação com a composição da imagem é algo que as duas têm em comum. “Sempre arrumo o ambiente para a foto ficar mais bonita e, às vezes, uso efeitos de editores de fotografia para destacar alguma cor ou detalhe”, explica Mayra. Hilda procura organizar as informações que vão aparecer na imagem com a comida. “Adoro usar utensílios que chamem a atenção, que ajudem a foto a ficar mais interessante. Tenho um prato que encontrei em uma loja com a frase i love good food (eu amo comida boa, em tradução livre) escrito e uso sempre nas minhas fotos”, conta.
 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK