Brasília-DF,
23/OUT/2018

Cartolaria bistrô oferece refeição criada em homenagem ao sambista Cartola

A execução do enxuto menu da casa fica a cargo de Seref Ertek, chef turco

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:14/02/2014 06:04
Filé-mignon com molho de framboesa lembra Cartola (Iano Andrade/CB/D.A Press)
Filé-mignon com molho de framboesa lembra Cartola

Antes de se tornar um dos maiores ícones do samba nacional, Cartola foi proprietário de um restaurante na Mangueira. Conhecida como Zicartola (junção do nome dele com o de dona Zica, sua esposa), a casa se tornou um ponto de encontro de músicos e amigos do casal — de Zé Keti a Paulinho da Viola.

Cinco décadas se passaram desde a inauguração do restaurante até que dois empresários brasilienses, Eduardo Cipriano e Guy Peixoto, abriram um bistrô no Guará. O nome? Cartolaria, escolhido em homenagem ao músico. Com saudade e admiração, a dupla criou um prato e o batizou como Zicartola. O resultado é um filé-mignon ao molho de framboesa com risoto de alho-poró, acompanhado de creme de mandioquinha (R$ 37,90).

A execução do enxuto menu da casa fica a cargo de Seref Ertek, chef turco radicado há três anos no Brasil, com passagens por restaurantes da França e da Arábia Saudita.

Além do prato, Cartola é lembrado no drinque exclusivo Maria Rosa, personagem da canção Feriado na roça. A bebida leva vinho do Porto, melancia e limão (R$ 16,90).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK