Brasília-DF,
21/SET/2021

Queijo é usado como entrada, para finalizar pratos e garantir o sabor marcante de uma receita

O ingrediente é um dos mais versáteis na cozinha

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Franco Publicação:27/02/2014 08:44Atualização:27/02/2014 08:48

Gratinado, o camembert fica duro por fora e derretido por dentro. No Café Antiquário, é servido na baguete com mel (Monique Renne/CB/D.A Press)
Gratinado, o camembert fica duro por fora e derretido por dentro. No Café Antiquário, é servido na baguete com mel

Muçarela, brie, roquefort, parmesão, gorgonzola… A lista de queijos é grande e alguns se destacam pelos sabores marcantes em receitas. Os restaurantes exploram essa característica e a versatilidade do ingrediente em combinações que variam de entradas a sobremesas. Vale salpicá-lo sobre o prato pronto, usá-lo desde o início do preparo e até mesmo apostar no produto como o componente principal da combinação.

Servir queijos como entrada para acompanhar vinhos é um dos usos mais tradicionais. Em busca de inovar na tradição, o Café Antiquário montou uma opção inusitada: camembert com mel e baguete. “Aquecemos o queijo na salamandra, que é uma espécie de forno usado para gratinar”, conta o gerente do estabelecimento, Bruce Arruda. Em vez de virar uma pasta, a casca que envolve o camembert se mantém intacta. “Mas, quando cortada, revela um queijo quase líquido no interior. Fica bem cremoso”, detalha Bruce.

De origem francesa, o camembert é feito com leite de vaca e tem um parente francês com textura cremosa semelhante, o brie. “São parecidos em aparência, mas os gostos são diferentes. O camembert tem um toque mais salgado. Além disso, o brie fica enjoativo quando degustado puro devido ao sabor forte. Com o camembert, isso não acontece. Ele é mais leve.”, compara o gerente.

O mel entra na combinação para quebrar a acidez do queijo que, apesar de ser suave, tem o gosto marcante. “Cada um coloca (o mel) na medida que achar melhor, mantendo em mente a moderação dos dois”, ensina Bruce. A proposta é espalhar o camembert na fatia da baguete e jogar o mel por cima, podendo sentir a mistura e o contraste dos sabores.

 

Tags: celular

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK