Brasília-DF,
22/SET/2017

Uísque cada vez mais brasileiro; oitavo importador do destilado

Árabes e irlandeses estão entre os que disputam a paternidade

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:08/03/2014 07:10Atualização:07/03/2014 22:30
Grãos, água e fermento. Ingredientes simples para uma bebida com tantas particularidades: o uísque. O nome vem do termo gaélico uisge beatha, que significa água da vida. Mas o berço da bebida é uma incógnita. Árabes e irlandeses estão entre os que disputam a paternidade. Os últimos teriam iniciado a produção na Escócia, onde o líquido se tornou popular ao resto do mundo.

Leia mais notícias em Gastronomia


Apreciado por figuras como Frank Sinatra e Winston Churchill, o cachorro engarrafado de Vinicius de Moraes tem conquistado cada vez mais o paladar dos brasileiros. De acordo com relatório da Associação Escocesa de Uísque, divulgado em setembro, o Brasil está em oitavo lugar no mundo em quantidade de litros importados. Segundo historiadores, a primeira remessa chegou em 1850, na época do império, quando 50 litros da bebida feita na Escócia desembarcaram no Rio de Janeiro.

Clássica, a confecção tem etapas básicas. São elas: maltagem, maceração e cozimento (preparação do grão e adição de água); fermentação (em que a levedura “ingere” os açúcares para formar o álcool); destilação (separação da água do álcool); maturação (quando barris de carvalho tiram os compostos de enxofre e são acrescentados sabores e aromas); homogeneização (em que os conteúdos dos barris são misturados para se igualarem) e filtragem (quando  as impurezas são eliminadas).

RECEITAS

OLD FASHIONED

Coquetel para antes do jantar

Receita da Associação Internacional de Bartenders

45 ml Whiskey Bourbon ou Rye

2 Gotas de rum Angostura

1 cubo de açúcar

Algumas gotas de água pura

Em um copo de design antigo, coloque o açúcar, a angostura e água pura a gosto. Misture até dissolver. Encha o copo de gelo e coloque o whiskey. Decore com meia fatia de laranja e cereja de coquetel.

 

WHISKEY SOUR

Coquetel para antes do jantar

Receita da Associação Internacional de Bartenders

45 ml Whiskey Bourbon

30 ml Suco de limão

15 ml Xarope de açúcar

1 colher de clara de ovo (Opcional: caso usar, mexer mais para espumar um pouco)

Despeje todos os ingredientes em coqueteleira cheia de gelo. Agite bem. Ponha em um copo de coquetel. Decore com meia fatia de laranja e cereja marasquino.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK