Brasília-DF,
26/SET/2021

Vai um cafezinho gelado? Em vez de xícara, taças e combinações saborosas

É preciso mais espaço para apreciar combinações saborosas, como espresso com soverte de chocolate e cereja ou acompanhado de geleia de laranja e baunilha

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Franco Publicação:15/03/2014 07:10Atualização:14/03/2014 22:07
O sorvete de creme, as raspas de limão e o gengibre misturados ao café garantem a refrescância do Fresquíssimo (Breno Fortes/CB/D.A Press)
O sorvete de creme, as raspas de limão e o gengibre misturados ao café garantem a refrescância do Fresquíssimo
O olfato não se engana: é cheiro de café quentinho, dono de uma infinidade de admiradores. Em média, o brasileiro ingere 83l da bebida por ano, sendo 36% desse total fora de casa, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). A estatística estimula empresários que, para conquistar clientes, investem em formatos que fujam do doméstico. Como os cafés gelados. Nesse caso, o paladar escapa da rotina em combinações inusitadas: com leite condensado, sorvete, doce de leite e até suco de limão.

Leia mais notícias em Gastronomia

Segundo Juliana Pedro, chef e proprietária do Ernesto Cafés Especiais, a principal dica para fazer um saboroso café geladinho é respeitar as características dos grãos escolhidos. Na bebida bem equilibrada, deve-se ser possível perceber acidez, aroma forte, doçura e outros componentes. “A combinação ideal é aquela que ressalta as principais características do próprio café. Alguns grãos podem ter notas cítricas. Então, ao adicionar ingredientes com o mesmo toque, você vai reforçar esse detalhe”, explica.

Frutas cítricas, avelãs, castanhas, licor e geleias são os ingredientes indicados pela especialista. “Tudo depende da proposta que o barista quer criar, mas esses são ingredientes cujo sabor casa muito bem em bebidas com base no café” garante Juliana Pedro. Ciente das condições, há espaço para a criatividade. A receita que leva o nome do Ernesto Cafés baseia-se em todas as “gordices que deixam as pessoas felizes”, conta Juliana. A bebida especial leva sorvete de baunilha, ovomaltine, café espresso, essência e creme de avelã, além da finalização com castanha-de-caju.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK