Brasília-DF,
20/JUL/2018

Chefs da cidade dão dicas de como preparar receitas saborosas sem abusar do sódio

Estudo americano sugere que a falta de informação é um grande obstáculo para a retirada ou a diminuição do ingrediente nos pratos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Franco Publicação:03/04/2014 08:41

As ervas são ótimas substitutas do sal. Quem quer reduzir o consumo de sódio tem várias alternativas, como manjericão, salsinha, tomilho e alecrim (Antonio Cunha/CB/D.A Press)
As ervas são ótimas substitutas do sal. Quem quer reduzir o consumo de sódio tem várias alternativas, como manjericão, salsinha, tomilho e alecrim

Na hora de temperar a comida, o sal entra como um dos principais ingredientes. O que começou como um recurso para conservar os alimentos acabou se transformando em condimento para dar sabor aos pratos. No entanto, por razões diversas, como a necessidade de controlar a pressão sanguínea, cada vez mais pessoas tentam diminuir o consumo por conta própria. Contudo, como mostra uma pesquisa da Universidade de San Diego, na Califórnia, muitas vezes a falta de conhecimento pode ser um obstáculo para a adoção de uma dieta menos salgada e mais saudável.

No estudo, realizado com 55 voluntários, o grupo coordenado pelo cientista Cheryl Anderson dividiu o grupo de voluntários em dois: um que recebeu acompanhamento constante na busca por uma mudança alimentar e o outro que tentou reduzir o consumo de sódio por conta própria. Ao fim da pesquisa, os resultados mostraram que, munidas de informação, as pessoas são capazes de reduzir o sal sem sofrimento. “Os integrantes do grupo de intervenção aprenderam uma série de alternativas, como usar ervas e temperos nas receitas, levando a uma redução permanente do uso de sódio”, conta Anderson.

As pessoas que participaram da intervenção tiveram demonstrações de como cozinhar e a oportunidade de compartilhar as mudanças em receitas tradicionais para remover o sal e acrescentar ervas e outros condimentos. De acordo com Anderson, os pesquisadores não enfatizaram temperos específicos, mas encorajaram os voluntários a experimentarem diferentes combinações e descobrir aquelas de que gostavam mais.

Tags: celular

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK