Brasília-DF,
26/SET/2021

Tradicional Colomba Pascoal ganha novos ingredientes; confira receita

Para quem prefere receitas salgadas, uma boa pedida é o pão de mandioca

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ana Carolina Eulálio - Especial para o Correio Publicação:18/04/2014 06:09
Pablo Vieira ressalta a versatilidade da massa de pão, que pode ser usada em receitas doces e salgadas
 (Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Pablo Vieira ressalta a versatilidade da massa de pão, que pode ser usada em receitas doces e salgadas

Alimento sagrado para cristãos, o pão é adorado por glutões de todas as religiões. Salgada ou doce, integral ou não, com ou sem recheio, a massa é de uma versatilidade que chama a atenção. No clima da Páscoa, o Divirta-se Mais ensina a receita da colomba pascal, tradicional quitute italiano que pode aparecer à mesa do café da manhã ou na sobremesa. Para quem prefere receitas salgadas, uma boa pedida é o pão de mandioca.

No tradicional café da manhã de Páscoa italiano, não pode faltar a colomba, pão doce, geralmente, preparado em formato de pomba, simbolizando a paz. O sabor se assemelha ao do panetone, mas existem muitas diferenças na forma de preparo deles. Segundo o personal chef Pablo Vieira, a colomba é mais simples, e o tempo da receita é bem menor.
Já para o pão de mandioca, o segredo do personal chef é usar dois tipos de farinha de trigo: integral e branca. O resultado é um pão macio e leve.

Outro fator que, segundo Pablo, merece a atenção de quem se aventura a fazer pães caseiros é a temperatura dos ingredientes e do ambiente. A dica é que, se o dia estiver quente, a melhor opção é aguardar o período da noite para preparar a massa. “Nos dias mais frios, o pão fermenta devagar. Nos quentes, a fermentação é rápida. É importante levar isso em consideração”, ensina Pablo, que acrescenta: “Caso não tenha alternativa, a dica é compensar o calor do dia, adicionando água gelada à massa”.


Onde encomendar

Personal Chef Pablo Vieira (Telefone: 8127-4122)



Confira a receita da Colomba Pascal de casca de laranja com cobertura de glacê (Rendimento: 3 pães de 500g)

Massa prévia

Ingredientes

150g de farinha de trigo branca
100ml de leite
15g de fermento biológico

Modo de preparo

Dissolva o fermento no leite e adicione a farinha de trigo. Deixe descansar por duas horas em uma vasilha tampada. Reserve.

Massa Principal

Ingredientes


400g de farinha de trigo branca
4 gemas
1 ovo inteiro
40g de fermento biológico
100g de açúcar
5g de sal (1 colher de chá)
150g de manteiga sem sal
120ml de leite
15g de leite em pó
Raspas de 1 laranja

Preparo

Dissolva no leite em temperatura ambiente o fermento biológico, as gemas, o ovo e as raspas de laranja. Na batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar até clarear. Acrescente a massa prévia, o sal, o leite em pó e parte da farinha de trigo. Junte, aos poucos, a mistura de massas com a manteiga batida, açúcar e o restante da farinha de trigo. Depois de 20 minutos, divida a massa em três partes, acrescente o recheio de sua preferência e molde na fôrma de papel no formato de pomba. Deixe fermentar até dobrar de tamanho (aproximadamente 1 hora). Ascenda o forno e prepare a cobertura. Asse por 20 minutos a 180°C. Espalhe a cobertura e a castanha de caju picada e asse por mais 10 minutos.
 
Pão de Mandioca Integral (Rendimento: 1 Pão)

Ingredientes

185g de farinha de trigo branca
150g de farinha de trigo integral
170g de mandioca cozida
100ml água do cozimento da mandioca
1 ovo
10g fermento biológico
4g de açúcar
8g de sal
35g de manteiga sem sal
70ml de leite

Mode de Preparo

Bata a mandioca cozida e já fria no liquidificador ou no processador com a água do próprio cozimento, ovo, sal e açúcar. Dissolva no leite em temperatura ambiente o fermento biológico. Em um recipiente grande, agregue a mistura que foi batida, o leite com fermento e as farinhas. Adicione a manteiga em temperatura ambiente. Após misturar bem os ingredientes, polvilhe farinha de trigo em uma bancada e deixe a massa descansar até dobrar de tamanho (aproximadamente 1 hora), coberta com um pano limpo. Na metade do descanso ascenda o forno na temperatura máxima. Unte uma forma de pudim com manteiga. Faça cinco bolas mais ou menos simétricas e as arrume na forma. Deixe descansar novamente até dobrar de tamanho (aproximadamente 1 hora). Passe manteiga na parte de cima da massa e asse por 45 minutos, em forno a 220°C, ou até dourar a casca.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK