Brasília-DF,
20/JUL/2019

Chef Guilherme Braga transforma batata em uma fina sobremesa

Segundo ele, a batata-doce é a que melhor se encaixa com sobremesas como a que ele criou, e fica muito boa quando combinada a sabores contrastantes

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:02/05/2014 06:08
O mil folhas de batata chama a atenção no Places (Paula Rafiza/Esp. CB/D.A Press)
O mil folhas de batata chama a atenção no Places

A presença da batata em pratos salgados é um delicioso costume. Mas, para alguns chefs, o entusiasmo com o tubérculo é tamanho que os motiva a saírem do óbvio. Guilherme Braga, do restaurante Places, levou a batata-doce a um preparo curioso: o chef transformou o item em uma fina sobremesa — mil folhas com creme de queijo do Serro e compota de morangos (R$ 22).

“Fazer doce com batata é difícil. Geralmente, o cliente ainda a vê como um acompanhamento, mas as batatas permitem várias combinações que fogem do trivial”, afirma Guilherme Braga. Segundo ele, a batata-doce é a que melhor se encaixa com sobremesas como a que ele criou, e fica muito boa quando combinada a sabores contrastantes, como queijo e as frutas. Para os mais conservadores, a batata também é ingrediente de receitas salgadas assinadas por Guilherme Braga, como o purê de batata-baroa que escolta o filé de salmão semigrelhado ao molho de wasabi, a R$ 71.

Aprenda a preparar uma sobremesa com batata-doce: mil folhas com creme de queijo do Serro e compota de morangos, do chef Guilherme Braga

Receita
Mil folhas com creme de queijo do Serro e calda de morango

Chips de batata-doce

Ingredientes
2 batatas-doces médias

Modo de fazer

Descasque a batata e lamine finamente no sentido do comprimento, reservando as lâminas em uma vasilha com água para que não oxidem. Escorra as lâminas e asse em forno pré-aquecido (130ºC) até que fiquem douradas e bem crocantes. Deixe esfriar e reserve.

Creme de queijo do Serro

Ingredientes

250g de queijo minas curado do Serro
50ml de creme de leite fresco

Modo de fazer

Morne o creme de leite fresco em uma panela do fundo grosso e acrescente o queijo minas em cubos pequenos, mexendo até que derretam. Depois de derretido, batata a mistura ainda quente em um multiprocessador. Mexa em banho-maria até a hora de fazer a montagem;

Compota de morangos

Ingredientes

200g de morangos frescos
2 colheres (sopa) de açúcar
1 cálice de vinho do Porto
150ml de água

Modo de fazer

Lave os morangos e retire os talos. Em uma panela de fundo grosso, coloque todos os ingredientes junto com os morangos inteiros. Cozinhe a mistura em fogo baixo até obter ponto de geleia. Deixe gelar.

Montagem

Montar o mil folhas dispondo o creme de queijo entre as camadas de batata-doce. Finalize colocando a compota por cima, a gosto. Se preferir, decore com flores comestíveis.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK