Brasília-DF,
17/DEZ/2017

Chefs apresentam releituras de pratos com ingredientes típicos de festa junina

No arraiá gastronômico do Divirta-se Mais, não faltam os clássicos pamonha, bolo de milho, broa e paçoquinha; confira

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira Rebeca Oliveira Publicação:23/05/2014 06:00Atualização:22/05/2014 11:57
O prato ganha decoração junina no restaurante D.O.C (Oswaldo Reis/Esp. CB/D.A Press
)
O prato ganha decoração junina no restaurante D.O.C

Junho ainda nem começou, mas, nas igrejas, quadras e restaurantes da cidade, já avistam-se bandeirinhas que anunciam a chegada de um dos períodos mais deliciosos do ano. As festas juninas são tradição em todo o país e, em Brasília, comidinhas das culturas goiana, mineira, nordestina e gaúcha se encontram para oferecer farta gama de opções gastronômicas com sabor do interior.

“São receitas da nossa família, o que havia nas festas quando eu era criança”, recorda-se Ezer Nicola, sócia da Monjolo. A casa, todos os anos, dispõe de uma mesa vasta com quitutes juninos — pé de moleque, pamonha e arroz doce são apetitosos exemplos. A cena se repete na Gamela, na Quitinete e na novata Tribeca NY.

Embora os preparos clássicos tenham seu valor, alguns chefs são pautados pela palavra reinvenção. Agenor Maia, do Olivae, é um exemplo: ele reforça a vocação para valorizar matérias-primas locais mesmo quando o protagonista é o pinhão, ingrediente típico da Região Sul. “Criei um creme com a semente, mas inseri a perfumada baunilha do cerrado na receita”, comenta.

O mesmo vale para Alessandra Lazzarini, da Lalé — no lugar do curau tradicional, a criativa confeiteira propõe um brigadeiro feito com o doce de milho. “É comum eu e minha sócia, Larissa, passarmos noites em claro atrás de receitas que fujam do trivial”, afirma. Além dessas delícias, veja também como o chef Sergio Corboba, do D.O.C Food & Wine Bar, e o bartender Marcelo Apolinário, do Balcony 412, reciclaram outros preparos clássicos de são-joão.

Vista a camisa xadrez, as botas de couro e acompanhe a seleção do Divirta-se Mais com restaurantes e confeitarias da cidade que já se prepararam para o arraiá. Sirva-se sem moderação!

Saiba onde encontrar os pratos

Balcony 412 Bar
D.O.C. Food & Wine Bar
Gamela
Lalé
Monjolo
Olivae
Tribeca NY
Tags: celular

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK