Brasília-DF,
20/SET/2017

Chef inova em pratos vegetarianos com descoberta de cogumelo catarinense

Em participação no evento Alimenta, chef Alex Atala desenvolveu prato vegetariano, do seu premiado restaurante D.O.M.

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Liana Sabo Publicação:13/06/2014 06:00Atualização:12/06/2014 14:14
Chef Alex Atala, 13º Salão da Alimentação  (Zuleika de Souza/CB/D.A Press
)
Chef Alex Atala, 13º Salão da Alimentação
Principal atração do 13º Salão da Alimentação, o chef Alex Atala (foto), sétimo do mundo no ranking da revista britânica Restaurant, esteve segunda-feira em Brasília por algumas horas, tempo suficiente para ministrar aula no evento Alimenta, promovido pelo Sebrae. Desta vez, o chef paulistano de 46 anos não usou carne de nenhuma espécie, preferiu desenvolver prato vegetariano, lembrando que, no seu premiado restaurante D.O.M., o menu de vegetais é muito pedido.

Alex optou por um ceviche, prato sul-americano muito popular do Chile ao México e composto por cinco ingredientes básicos: peixe, cebola, pimenta, coentro e limão. O chef substituiu o peixe por pó de alga e usou mel de jataí (abelha mansa) para formar o leite de tigre com o suco de limão. A cada ingrediente, uma preleção sobre a importância de evitar a extinção - um dos objetivos do Instituto Ata, cuja logomarca estampava a camisa dele.

Auxiliado pelo chef brasiliense Lui Veronese, ex-estagiário do D.O.M., o número 1 da gastronomia brasileira, preparou em seguida um risoto de miniarroz com cogumelos do tipo funghi porcini, só que colhidos em Santa Catarina. Enviados por duas pesquisadoras, Atala duvidou que fossem mesmo o boletus edulis, que na França se chamam cepe de Bordéus, até mandar analisá-los.

A descoberta traz um upgrade à gastronomia brasileira, cuja expressão mais forte são os vegetais, na opinião do chef. Com o cogumelo catarinense, ele ainda preparou um consomê com gelatina e vinho do Porto reduzido.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK