Brasília-DF,
28/SET/2021

Especialistas apresentam o rum, o pisco e a grappa, e ensinam como explorá-los na cozinha

A oferta de bebidas alcoólicas oriundas da destilação não se limita ao uísque e à cachaça

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Franco Publicação:26/06/2014 08:00
 (	Hotel Sumac/Divulgação)

Famosos pelo sabor marcante, os destilados são normalmente conhecidos por seus representantes russos, como a vodca; brasileiros, a cachaça; e o tradicional uísque. Mas existem outras bebidas alcoólicas também produzidas a partir da destilação — o rum, a grappa e o pisco, por exemplo. Mesmo menos celebradas, elas também podem ser ingeridas puras ou em combinações. E com resultados que agradam ao paladar. Especialistas ouvidos pelo Correio ensinam como explorar essas propriedades e ampliar as opções de drinques.

Tradicional destilado italiano, a grappa surgiu a partir do aproveitamento das cascas e das polpas de uvas utilizadas para fazer vinhos. Assim como o uísque, tem uma indicação geográfica. “A matéria-prima e a localização precisam ser italianas. Se não, o produto não terá as mesmas qualidades e características”, afirma Daniele Nicolini, especialista na bebida.

Assim como os vinhos, a qualidade e o sabor da grappa variam de acordo com a uva usada na produção. “O gosto não é parecido. O simples fato de um produto ser fermentado e o outro destilado faz muita diferença no resultado final. Acredito que a grappa seja uma bebida bastante única”, garante o italiano. A comparação possível, segundo Nicolini, é com uma bebida francesa chamada eau de vie de marc. Ainda assim, Nicolini reconhece que destilados de outros países têm características semelhantes, como o orujo espanhol. “Existem outras aguardentes de uva, assim como alternativas que destilam outras frutas, mas o bagaço de uva é mais bem explorado pelos italianos”, garante.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK