Brasília-DF,
21/SET/2021

Chefs ensinam a cozinhar em casa com agilidade e sem abrir mão do sabor

O famoso chef inglês Jamie Oliver hasteou essa bandeira ensinando receitas que demandam de 15 a 30 minutos de dedicação

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Franco Publicação:03/07/2014 11:03
Medalhão de filé com risoto: mesmo sofisticada, a receita do chef Maurílio Virgulino fica pronta em meia hora (Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Medalhão de filé com risoto: mesmo sofisticada, a receita do chef Maurílio Virgulino fica pronta em meia hora

Falta de tempo é sinônimo de ausência na cozinha. Cada vez mais, a rotina corrida elimina o hábito de fazer as refeições em casa. Em nome da facilidade, as pessoas recorrem a restaurantes, lanchonetes e comidas industrializadas. Mas dá para encarar as panelas e o fogão sem comprometer os compromissos do dia. O famoso chef inglês Jamie Oliver hasteou essa bandeira ensinando receitas que demandam de 15 a 30 minutos de dedicação. Para ajudar a disseminar o conceito em terras brasilienses, chefs ouvidos pelo Correio dão dicas de como priorizar o tempo e ensinam receitas práticas e saborosas.

Cortar alimentos enquanto a água ferve, separar antes os ingredientes e os utensílios que serão usados e optar por pratos de preparo mais simplificado estão entre as dicas que podem agilizar a vida na cozinha. Tendo a praticidade como palavra-chave, o chef Dalton Rangel, do programa de televisão Homens Gourmet, ensina como preparar um empacotado de peixe. “Essa receita já vem bem mastigada porque não exige muita execução. Basta colocar os ingredientes crus em um papelote, que é feito com folha de alumínio, temperar e levar ao forno”, relata.

No pacote, entram a carne branca, pode ser filé de tilápia, legumes, como tomate, brócolis e cenoura, e, para temperar, azeite e alcaparras. “O importante na hora de escolher o peixe é pensar no tempo de cozimento, que deve ser mais curto. Para isso, o ideal seria usar filés mais finos, mas também dá para usar salmão. Só tem que observar o tempo que vai ficar no forno porque, como é mais alto, o salmão demora um pouco mais para ficar pronto”, alerta. O chef afirma que, picar e cortar os outros ingredientes, leva cerca de cinco minutos, mesmo sem prática na cozinha, enquanto o tempo de cozimento no forno varia de 10 a 15 minutos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK