Brasília-DF,
20/SET/2021

No Brasil, panqueca é feita com massa mais leve e ganha de recheios simples

Chefs da cidade apresentam suas criações e dão dicas de como explorar o prato nas cozinhas domésticas; confira

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Franco Publicação:10/07/2014 08:29Atualização:11/07/2014 08:42
Segundo o chef Daniel Vieira, a tradição tem que ser mantida: panqueca boa é aquela lançada na frigideira (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
Segundo o chef Daniel Vieira, a tradição tem que ser mantida: panqueca boa é aquela lançada na frigideira

Quem nunca viu personagens de filmes, séries e até desenhos degustando uma pilha de panquecas com calda? O famoso prato do café da manhã americano desperta o interesse pelo mundo e provoca diversas releituras. Com ou sem recheio, na massa fina ou grossa, recheada de doce ou salgado, as variações de casa e restaurantes resultam em combinações simples e entradas cheias de estilo. Chefs da cidade apresentam suas criações e dão dicas de como explorar o prato nas cozinhas domésticas.

Exatamente por não fazer parte da cultura brasileira, as panquecas americanas não são facilmente encontradas nos restaurantes da capital. Esse foi um dos principais motivos que levaram a chef Mara Alcamim a incluí-las no cardápio do Universal. “É o meu café da manhã preferido, mas não achava. Então, resolvi fazer uma receita. Foi um ato puramente egoísta”, brinca. Por ter trabalhado nos Estados Unidos, a chef domina completamente a receita tradicional. Ainda assim, optou por adaptar a calda, chamada pelos americanos de syrup. “Eles complementam as panquecas com maple syrup, mas comprar essa calda pronta no Brasil é muito caro. Criei uma para o restaurante”, explica.

Açúcar mascavo e canela estão entre os ingredientes que compõem a calda que substitui o syrup americano. A chef não indica o mel. “Não fica a mesma coisa, o mel não casa tão bem. O ideal seria o syrup mesmo, mas a calda com açúcar mascavo atende muito bem porque fica com o gosto tão adocicado quanto a original”, justifica. Mara conta que a receita faz muito sucesso entre os brasileiros, principalmente os que conhecem a versão americana. “Muitas pessoas descobrem essa panqueca em viagens e passam a gostar muito dela. Mas quem não conhece e prova acaba adorando também”, garante.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK