Brasília-DF,
17/SET/2021

Congresso da Abrasel, principal evento gastronômico do ano, começa nesta terça

Além do vinho, haverá banquetes em alguns restaurantes da cidade e aulas culinárias, que são a principal atração do público gourmet

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Liana Sabo Publicação:08/08/2014 06:11Atualização:07/08/2014 14:28
Crepe de pernil com cerveja preta, do Restaurante Crepe Royale (Abrasel/Divulgação)
Crepe de pernil com cerveja preta, do Restaurante Crepe Royale
O principal evento gastronômico do ano começa nesta terça-feira, com abertura solene no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, de mais um congresso da Abrasel, que há oito anos - desde que o empresário Jorge Ferreira conduziu o presidente Lula da Silva a abrir a reunião no Centro de Convenções Ulysses Guimarães - nunca mais deixou de ser feito na capital. De lá para cá, o encontro de empresários, profissionais do setor de alimentação, restaurateurs e chefs cresceu muito e incorporou outras atividades, a começar por uma mega degustação de vinho brasileiro - o Vinum Brasilis.

Este ano, o 26º congresso da categoria poderá ser instalado pela presidente Dilma Rousseff, uma apreciadora da boa mesa a ponto de manter na chefia das caçarolas palacianas Andréa Munhoz, uma chef de renome. Também o vinho brasileiro agrada as papilas da presidente. Semana passada, Dilma serviu para o primeiro-ministro do Japão, Shizon Abe, o tinto Identidade, feito pela Casa Valduga com as uvas Arinarnoa, Marselan e Merlot.

Encontro de chefs

Além do vinho, há banquetes em alguns restaurantes da cidade e aulas culinárias, que são a principal atração do público gourmet. "Nunca o evento recebeu tantas inscrições como este ano", revela Paulo Solmucci Junior, presidente nacional da Abrasel. Chefs de várias tendências desfilarão nas cozinhas do Iesb, onde se realizará o evento na quarta e na quinta feiras, sob o tema Do ingrediente à mesa - preparando novos caminhos.

A maior parte dos chefs é daqui mesmo, como Agenor Maia, Eduardo Sedelmaier, Emerson Mantovani, Gil Guimarães, Kaká Silva, Mara Alcamim, Marcelo Petrarca, Marcello Piucco, Renata Carvalho, Rita Medeiros, Rosario Tessier, Sebastian Parasole, Simon Lau e William Chen Yen.
Com curadoria da Prazeres da Mesa, o evento Mesa ao Vivo reúne ainda nomes de fora como Ian Baiochi, de Goiânia; Junior Durski e Manu Buffara, ambos de Curitiba; Maria Victoria, do Rio; Marcos Livi, de São Paulo e Onildo Rocha, de Maceió.

Pré estreia

O chef Alex Atala, dono do D.O.M., sétimo restaurante melhor do mundo no ranking da revista inglesa Restaurant, também virá como palestrante do congresso, quando falarão ainda outros nomes de destaque, como o presidente da Ambev, João Castro Neves. A ideia é que as exposições sirvam de inspiração para donos de bares e de restaurantes e para os que pretendem se dedicar ao setor, estima o presidente da Abrasel.

O empresário brasiliense Rodrigo Freire aproveita o evento para lançar um apêndice de seu restaurante Oliver, instalado no Clube de Golfe. Trata-se do Cru, empreendimento entregue ao chef Lui Veronese, adepto da vanguarda espanhola, que, depois dessa estreia, só voltará a funcionar em setembro. Quarta-feira, Lui pilota jantar magno na companhia de Andrea Tinoco, Mara Alcamim, Marcos Livi e Onildo Rocha, cujos convites estão sendo vendidos a R$ 198.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK